Visita às Caves São João – Bairrada

Visita às Caves São João
“Fundada em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa, as Caves São João são uma empresa familiar que a princípio, se dedicava à comercialização de vinhos finos do Douro e licores.
Aquela que é hoje a empresa familiar vinícola mais antiga ainda em atividade no concelho de Anadia, passou, nos anos 30, com a interdição da elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a comercializar vinhos de mesa da Bairrada. Nessa altura, inicia também a produção de espumantes naturais, pelo método “champanhês”, sendo de destacar, nesta fase, o importante papel do enólogo francês Gaston Mainnousson. Ler mais.
Quinta do Poço do Lobo Espumante Bruto – Chardonnay/Arinto 2008
A visita iniciou-se com um belo espumante Quinta do Poço do Lobo e a explicação da história da empresa, as suas perspetivas para o futuro e prova de alguns dos seus vinhos e espumantes:

Quinta do Poço do Lobo Espumante Bruto – Chardonnay/Arinto 2008
Quinta do Poço do Lobo Arinto/Chardonnay Branco 2012
Caves São João Lote Especial Tinto 2010 
Caves São João Espumante Tinto Bruto
Caves São João Baga/Touriga Nacional Tinto 2010
Caves São João Reserva Particular Tinto 1959
Quinta do Poço do Lobo Arinto/Chardonnay Branco 2012
Estes espumantes e vinhos são algumas das novas ofertas que as Caves São João têm para nos oferecer a todos, em consonância com toda a Região da Bairrada, há novas ofertas, temos todos que aproveitar o que nos estão a oferecer, provar e apreciar.
Caves São João Lote Especial Tinto 2010
Destaco o Quinta do Poço do Lobo Arinto/Chardonnay Branco 2012, muito aromático, citrinos, com estrutura, acidez e boa persistência final. O espumante Caves São João Espumante Tinto Bruto, muito frutado, pede comida. Nos vinhos tintos duas surpresas muito agradáveis, primeiro o Caves São João Lote Especial Tinto e o segundo Caves São João Baga/Touriga Nacional 2010, o primeiro com várias castas Baga, Touriga Nacional, Syrah, Cabernet Sauvignon, o segundo Baga e Touriga Nacional, ambos com aromas a frutas pretas maduras, grande estrutura, corpo, taninos dóceis, suaves, um final muito agradável, são gulosos, apetece que o copo não esvazie, para mim dos dois, o segundo Caves São João Baga/Touriga Nacional é o meu preferido, já comprei algumas garrafas à venda numa grande superfície. 
Caves São João Reserva Particular Tinto 1959
O Caves São João Reserva Particular Tinto 1959, um vinho muito bom, com esta idade em perfeitas condições, aroma a doce de cereja, complexo, vigoroso, elegante, taninos suaves, frescura, boa persistência, que grande capacidade de envelhecimento tem este vinho. Atenção as Caves São João vai disponibilizar e tem uma lista de vinhos antigos, de vários anos, portanto estejam atentos peçam a lista, e a dificuldade vai ser escolher. 
Seguiu-se uma visita guiada às caves, passando por um pequeno museu sobre a história da empresa e das antigas ferramentas e utensílios utilizados nos processos de vinificação. Ao que se seguiu uma descida ao mundo subterrâneo, onde são guardados os vinhos e espumantes das Caves São João. Quem passa na estrada não imagina o que debaixo da terra está escondido, repousando e aguardando o seu momento para ser comercializado, é um mundo de garrafas repousando, cheio de história e que todo o apreciador de vinhos e espumantes devia ver e descobrir.


Comentários

Mensagens populares