Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2008: o expoente máximo dos tintos Mouchão


Herdade do Mouchão
O vinho de topo da emblemática adega alentejana e verdadeiro ícone dos tintos alentejanos chega agora ao mercado, após 5 anos de estágio.

Apenas engarrafado em anos de excecional qualidade, o Tonel 3-4 é o mais fiel retrato do perfil e da herança da Herdade do Mouchão, consagrando a reputação desta centenária adega alentejana na produção de tintos plenos em caráter e complexidade, que perduram na história e na memória. 

A primeira colheita, com data de 1996, nasce da descoberta que o vinho que estagiava nos tonéis 3 e 4 registava uma qualidade superior, concluindo-se que tal se devia à evolução singular da casta Alicante Bouschet nestes tonéis, feitos de carvalho português, macacaúba e mogno. 
Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2008
A colheita de 2008, agora apresentada, é a sétima na linhagem deste vinho de prestígio, e respeita a filosofia dos seus antecessores. É resultado de uma cuidada seleção de uvas Alicante Bouschet, provenientes da emblemática Vinha dos Carapetos na Herdade, onde esta casta foi pela primeira vez plantada em Portugal e aqui encontrou o seu perfeito terroir. 

Após a fermentação em lagares e comprovada a sua excecional qualidade, o vinho é trasfegado para os tonéis 3 e 4, onde estagia durante 24 meses. Depois de reavaliada e novamente confirmada a sua qualidade, o vinho é engarrafado e repousa durante 24 a 36 meses em ambiente climatizado. 
Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2008
O Herdade do Mouchão Tonel 3-4 revela uma cor granada profunda e intensa, no aroma evidencia notas de enorme concentração, com perceções de eucalipto, menta, especiarias e frutos negros. Na boca, a uma macieza inicial, sucede-se uma frescura intensa, um equilíbrio e elegância extraordinários, uma concentração de taninos elevada e uma persistência impressionante. Tudo isto assegura a diferença qualitativa deste vinho e a sua enorme capacidade de longevidade.

A sua produção muito limitada (8.500 garrafas) apenas ocorre em anos de qualidade excecional, o que confere ao Tonel 3-4 um estatuto de ícone.

Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2008
P.V.P.: 100€ (75 cl) 


A história da Herdade do Mouchão remonta ao início do século XIX, altura em que a familia migrou para o Alto Alentejo para desenvolver o negócio da cortiça.Três gerações depois, John Reynolds e Isabel Bastos Reynolds adquiriram uma propriedade de 890 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à actividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos, trazendo para o Alentejo as primeiras plantas da famosa casta Alicante Bouschet.

Mais de um século após a sua fundação, e depois de ter recuperado das expropriações agrícolas que ocorreram após a revolução de 1974, a Herdade do Mouchão continua na posse da mesma família, com a mesma paixão de determinação desde sempre. 

Todo o processo de vinificação se mantém praticamente o mesmo desde aquela primeira vindima, preservando a tradição de apanha a mão, a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pé. Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi: um pé na tradição e outro na modernidade.


A Heritage Wines (HW) representa marcas e produtores de grande distinção que são referências de qualidade nas suas respectivas regiões. Encontram-se unidos pela tradição familiar, a inspiração criativa e a dedicação intransigente à qualidade.

A HW distribui uma gama de produtos de excelência, onde se destacam no segmento de champagne, os famosos Bollinger e Ayala, os vinhos Mouchão, Quinta do Crasto, Roda, os vinhos do Porto das famosas caves Croft, Taylor's, Fonseca, Romariz e ainda uma linha de azeites Premium Monte do Mouchão, Taylor’s, Quinta do Crasto, e o azeite biológico Santo António. 

Para mais informações, consulte www.heritagewines.pt   

Comentários

Mensagens populares