Revista de Vinhos organiza jantar de homenagem ao jornalista António dos Santos Mota

Encontro com o Vinho e Sabores 2013

No mundo dos vinhos deve ser rara a pessoa que não conhece o carismático António dos Santos Mota, um dos mais antigos jornalistas portugueses em actividade e o mais antigo na escrita e crítica de vinhos. Senhor de uma afabilidade imensa e de uma memória prodigiosa, Santos Mota conseguiu granjear ao longo dos anos um enorme capital de simpatia entre toda a comunidade vínica portuguesa. A Revista de Vinhos, em colaboração com a Associação dos Escanções de Portugal, organiza um jantar em sua homenagem. O mesmo acontece no âmbito do ‘Encontro com o Vinho e Sabores’ e acontece na quinta-feira, dia 07 de Novembro, pelas 20h00, no restaurante Espaço Tejo, no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, na Junqueira).
António dos Santos Mota
António dos Santos Mota tem 88 anos, nasceu em Soure, Coimbra, onde iniciou a sua actividade profissional na Gazeta do Centro, do qual foi redactor e director. Passou também pelo O Popular de Soure e pelo O Primeiro de Janeiro, onde foi correspondente. Em 1964 rumou a Lisboa para os quadros deste mesmo jornal, onde pouco a pouco foi tomando conta dos assuntos relacionados com o vinho. Conheceu assim, como poucos, a história do vinho em Portugal. Em 1991 aceitou o convite para ingressar num novo projecto dedicado aos vinhos: a Revista de Vinhos, onde foi redactor durante vários anos. Nos anos 90 começa também a colaborar com a revista O Escanção, órgão oficial da Associação dos Escanções de Portugal. Foi redactor, editor, tendo também assumido a direcção da revista até 2012. Nestes tempos mais recentes, António dos Santos Mota tem-se dedicado à escrita e está neste momento a preparar uma obra de cariz biográfico. 

Foi Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Presidente do Conselho Fiscal da Casa da Imprensa de Lisboa, além de sócio do Clube dos Jornalistas e membro da Fedération Internationale des Journalistes et Ecrivains du Vin et Spiritueux, da Associação dos Jornalistas Portugueses de Turismo, e da Fédération Européenne des Associations de Journalistes du Tourisme. É fundador e sócio número 1 da Confraria dos Jornalistas dos Vinhos Portugueses, da Confraria de Nossa Senhora do Tejo (Ribatejo), da Liga dos Amigos da Saúde e do Vinho, e da Confraria do Queijo Rabaçal. Pertenceu à Sociedade Portuguesa de Viticultura e Enologia e frequentou, nas Estações Vitivinícola Nacional e da Bairrada, diversos cursos de vinificação, conservação e provas de vinhos. Frequentou também outros cursos de vinho no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e na Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID).

Todos aqueles que desejem associar-se a este jantar, que será uma jornada informal de convívio, poderão fazê-lo através da respectiva inscrição, no valor de € 35,00 (IVA incluído) e feita para os contactos de Dulce Almeida: dulcealmeida@masemba.com ou 215 918 086.


Comentários

Mensagens populares