Esporão lança Quinta dos Murças Vintage 2011

No ano que promete ficar para a história do vinho do Porto, o Esporão soma-lhe mais um capítulo: o lançamento do seu primeiro Vintage, produzido na Quinta dos Murças
Quinta dos Murças Vintage 2011
Quando em 2008 o Esporão começou a produzir vinhos na Quinta dos Murças, o objetivo era claro: tirar o melhor partido da região do Douro e produzir vinhos únicos. 

Desde o início que os vinhos do Porto fazem parte da oferta de vinhos da Quinta dos Murças, dando continuidade à sua tradição e reputação na produção de vinhos do Porto Tawny de grande qualidade, que culminou no lançamento do Quinta dos Murças Tawny 10 Anos.

Este ano, que coincide com os 40 anos do Esporão, é lançado o Quinta dos Murças Vintage 2011, o primeiro sob a égide do Esporão, que resulta da combinação única entre o clima, a geografia, a geologia, as vinhas velhas e a intervenção da equipa liderada por David Baverstock, enólogo-chefe do Esporão. 

Produzido com uvas de qualidade superior (letra A) e fermentado segundo a tradição da pisa-a-pé em lagares de granito, o Vintage 2011 da Quinta dos Murças exibe o potencial da região de Covelinhas para fazer grandes vinhos do Porto, elegantes, intensos e persistentes. 

De cor densa e opaca em tons violáceos, sugere no nariz aromas a frutos azuis e algumas notas florais de violetas. Na boca, revela-se elegante e equilibrado, com taninos finos e sedosos. O final é longo e aveludado. 

Localizada no Cima Corgo, perto da aldeia de Covelinhas, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta dos Murças conta com uma área total de 155 ha, dos quais 48 ha de vinha, 15 ha de olival e 2,5 ha de laranjal. 7 ha de vinha seguem o modo de produção biológico e a restante área o modo de produção integrada, evitando a utilização de herbicidas, pesticidas e fertilizantes não orgânicos. 

P.V.P.: 40,00 €


A Quinta dos Murças foi adquirida em Outubro de 2008. Situada na margem direita do rio Douro, a poucos quilómetros da barragem da Régua, a Quinta dos Murças impõe-se pela verticalidade impressionante das vertentes cobertas de vinha que acolhem dezenas das castas autóctones da região. Foi aqui, na Quinta dos Murças, que foram plantadas as primeiras vinhas ao alto da região do Douro, muitos anos antes de estas se terem tornado habituais no Douro, decorria então o ano de 1955. 

Nas 285 000 videiras, com idades compreendidas entre os 15 e 65 anos e plantadas em talhões por castas separadas, predominam as variedades autóctones: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Franca, Tinta Francisca e, ainda, as castas internacionais como Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc.

Para além da adega típica da região do Douro – com lagares para a pisa a pé e fermentação, e prensas mecânicas –, a propriedade tem uma casa senhorial construída no início do século XIX, edifícios de apoio, escritórios e 1200 m2 de ruínas, das Ruínas Vale Figueira, datadas de 1826.

As caves da Quinta dos Murças abrigam 19 cubas de betão e 6 cubas de inox para estágio dos vinhos Colheita, bem como cerca de 300 barricas de carvalho francês, americano e português de 225 litros e 550 litros para o envelhecimento dos vinhos Reserva e parte do lote dos vinhos Assobio. Mas o que salta imediatamente à vista são os 8 tonéis de 10 000 litros cada para o envelhecimento do Vinho do Porto, as 145 pipas de Vinho do Porto velho e as 20 pipas de 550 litros atestadas de Vinho do Porto. 

O sistema de controlo de temperatura e humidade das caves da Quinta dos Murças conta-se entre as características mais marcantes e inovadoras da quinta ao limitar-se a utilizar a água fresca, que nasce nas minas da quinta, associada a um sistema de solo radiante em toda a extensão da cave que permite um controlo de temperatura ecológico e funcional.

Atualmente, na Quinta dos Murças são produzidos os vinhos Assobio DOC Douro, Quinta dos Murças DOC Douro Reserva, Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos, Quinta dos Murças Porto Vintage 2011 e um azeite  virgem extra. 

Sobre o Esporão:

Fundado em 1973 por José Roquette, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. 

Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. 
Desde 2008, com a aquisição da Quinta dos Murças, o Esporão está também presente na DOC Douro onde produz os vinhos Assobio DOC Douro, Quinta dos Murças Reserva e Porto Tawny 10.  

O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

Em abril de 2013, a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão levou à atribuição do disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”.

Para conhecer mais sobre os projetos de sustentabilidade do Esporão poderá consultar: http://www.esporao.com/sustentabilidade/projectos/

Comentários

Mensagens populares