Visita à Adega Cooperativa de Cantanhede – Bairrada

Adega Cooperativa de Cantanhede

“A constituição da Adega Cooperativa de Cantanhede acontece no ano de 1954, fruto da vontade de um grupo de viticultores empenhado em criar condições para valorizar e rentabilizar o elevado potencial que já então reconheciam aos vinhos produzidos no terroir de Cantanhede. Neste concelho, onde a viticultura remonta ao tempo dos romanos, encontramos a principal mancha vitícola da Região Demarcada da Bairrada. Atualmente com cerca de 1400 viticultores associados, representando uma área total de vinha de 1200 hectares, esta adega é o maior produtor da região, representado 25 a 30% da produção.” Ler mais.

A visita iniciou-se com uma visita às instalações, grande dimensão em produção e armazenamento, com explicação por parte do enólogo Osvaldo Amado e responsáveis da Cooperativa da história da empresa, as suas perspetivas e dos seus associados, para o presente e para o futuro, seguiu-se a prova de algumas das novidades dos seus vinhos e espumantes:
Marquês de Marialva Branco 2012
Floral Reserva 2009 100% Baga
Marquês de Marialva Espumante Rosé Bruto 2011
Marquês de Marialva Espumante Blanc de Noir Baga 2011
Marquês de Marialva Licoroso 2011

Destaco o Floral Reserva 2009 100% Baga, cor vermelha, rubi, límpida, muito frutado, frutos carnudos, na boca, estrutura, corpo, mineralidade, frutado, secura final, intenso, gostei muito.

O Marquês de Marialva Espumante Blanc de Noir Baga 2011, cor prateada, muito aromático, frescura, acidez, bolha fina, firme, muito agradável, muito bom.

Surpresa final o Marquês de Marialva Licoroso 2011, muito aromático, explosão de fruta na boca, boa persistência e secura final, muito agradável.  


Comentários

Mensagens populares