Primeira edição do ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada’ arranca sexta-feira

Primeira edição do ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada’ arranca sexta-feira
É já na sexta-feira, dia 13 de Setembro, pelas 17h00, que arranca o ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada 2013’, a primeira edição de uma iniciativa de três dias que este ano decorre no Centro de Alto Rendimento | Velódromo Nacional, em Sangalhos - Anadia, e que visa promover as fileiras da vinha, do vinho, da gastronomia e do turismo da região, aproximando os produtores dos consumidores, que, conhecedores ou não, são cada vez mais curiosos e críticos. Uma feira de vinho e gastronomia, dois jantares temáticos e três provas de vinhos e espumantes de excelência comentadas por especialistas vão estar ao dispor de todos. 

O ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada 2013’ contempla uma mostra dos melhores produtos da região, de onde se destacam os espumantes, os vinhos, as águas, o leitão da Bairrada (a mais emblemática iguaria da região, eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa), o bacalhau, a carne Marinhoa, as conservas, a flor de sal, o pão da Mealhada e os doces regionais, como sejam os ovos-moles de Aveiro, os Amores da Curia, as queijadas de Águeda, o bolo da Páscoa de Vale de Ílhavo, o bolo de Anadia, o sorbet de espumante, entre muitos outros. A entrada na feira é gratuita e os horários variam consoante as datas: das 17h00 às 22h00 na sexta-feira (13); das 15h00 às 22h00 no Sábado (14); e entre as 15h00 e as 20h00 no Domingo (15).

Com lugar marcado para as 20h00 no restaurante do Velódromo de Sangalhos, cada jantar pode ser degustado por € 35,00 por pessoa. Na sexta-feira, dia 13, o foco vai para os "Sabores do Mar". Sob a batuta do talentoso chefe Gonçalo Soares (responsável pelo restaurante Magnum, em Oliveira do Bairro, que se destaca pelo peixe fresco da costa de Aveiro) vão ser apreciados os sabores típicos do litoral bairradino, como as fritadas de peixe ou o ensopado de rodovalho, acompanhados por uma selecção dos melhores espumantes, vinhos brancos e tintos da Bairrada, apresentados pelo critico gastronómico Fernando Melo. No Sábado, dia 14, o tema é "Sabores da Terra" e, como não podia deixar de ser, o leitão da Bairrada vai ser o rei da mesa. Ninguém melhor do que o chefe Vidal Agostinho – talvez o mais prestigiado assador da região – para o oficiar no forno (assado) e no tacho (de cabidela). Um momento de puro prazer gastronómico harmonizado com grandes vinhos e espumantes da região, comentados pelo crítico gastronómico Luís Antunes.

No que toca às provas comentadas por especialistas, todos eles integrantes do painel de provas da Revista de Vinhos, são três e todas sob o mote “Bairrada de Excelência”: os espumantes abrem as hostes, sendo a prova conduzida por João Paulo Martins, no dia 13, às 18h00; seguem-se os brancos pelas mãos de João Afonso, no dia 14, pelas 16h00; e fecham o ciclo os vinhos tintos, sob a orientação de Nuno Oliveira Garcia, no dia 15, às 16h00. As provas comentadas estão abertas ao público mediante o pagamento de € 5,00 por pessoa.

As inscrições para os jantares e provas são obrigatórias e podem ser feitas através dos contactos 214 369 500 ou ecvbairrada2013@gmail.com.

A organização está a cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, do Município de Anadia e do Turismo do Centro de Portugal, sendo a produção da Revista de Vinhos. O evento conta ainda com os apoios da Rota da Bairrada, do Instituto da Vinha e do Vinho e da Viniportugal. 

Lista de Produtores de Vinho

Adega Cooperativa da Mealhada
Adega Cooperativa de Cantanhede
Aliança - Vinhos de Portugal
Ampulheta Mágica | Aplauso
Ataíde Semedo
Campolargo
Carvalheira Criadores de Vinhos 
Casa d’Almear
Casa de Saima
Caves Arcos do Rei
Caves da Montanha
Caves do Solar de São Domingos
Caves Messias
Caves Primavera
Caves São João
Célia Briosa Neves | Nélson Neves
Colinas de S. Lourenço
Filipa Pato
Kompassus Vinhos
Luís Pato
Lusovini | Regateiro
Paulo Santos
Quinta da Laboeira
Quinta da Mata Fidalga
Quinta das Bágeiras | Mário Sérgio Alves Nuno 
Quinta do Encontro
Quinta do Ortigão
Quinta dos Abides
Quinta Vale do Cruz | Samião
Rama & Selas
Sídónio de Sousa | Dulcínea dos Santos Ferreira
Vinícola Castelar

Lista de Empresas de Sabores

Associação Maravilhas da Mealhada
Aveiro Emotions
Confraria Gastronómica do Bacalhau | Restaurante Bela Ria 
Confraria Gastronómica do Leitão da Mealhada
Município de Águeda
Oficina dos Sabores
Pastelaria Latina
Queijaria Prado de Sicó
Quinta do Encontro
Restaurante Adega Fidalgo
Restaurante Mugasa
Restaurante Quatro Estações
Simões e Rodrigues (Aguadoce)

Comentários

Mensagens populares