‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada’ superou expectativas

Foi com grande expectativa que se realizou, entre os dias 13 e 15 de Setembro no Centro de Alto Rendimento de Anadia | Velódromo Nacional, a 1.ª edição do Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada’, evento que se revelou um sucesso, pelo número de visitantes – 4.500 no total –, mas acima de tudo porque a excelência do que está a ser feito na região, não só nos vinhos, mas também na gastronomia, foi provada e aprovada.
Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada

“Nada melhor para mostrar o que é a Bairrada e o que aqui estamos a fazer do que trazer as pessoas a provarem os nossos vinhos, a nossa gastronomia, a conhecerem a nossa história, adegas, vinhas e as nossas pessoas. Acreditamos que esta é a forma mais conseguida e genuína de se transformarem em “embaixadores da região”, ajudando-nos a afirmar a nossa identidade e a qualidade dos nossos produtos.”, afirma Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada. “Estamos certos de que quem veio à Bairrada este fim-de-semana não se vai esquecer do que viveu”, reforça. 

Foram centenas de vinhos – entre brancos, rosés, tintos, espumantes e aguardentes – e iguarias em prova nos quase 50 expositores do ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada 2013’. Trinta foram os vinhos com a chancela “Bairrada de Excelência” que saltaram da feira para três sessões de aprendizagem e discussão sobre espumantes, brancos e tintos, respectivamente. Os vinhos à mesa não foram esquecidos, antes pelo contrário, tendo havido dois jantares em que os sabores da região – do mar e da terra – foram acompanhados pelos néctares da Bairrada, mostrando o seu potencial gastronómico e a importância que têm para que as refeições sejam mais equilibradas e saborosas.
Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada
Em termos vínicos, a Bairrada é hoje uma região dinâmica, com adegas e viticultura moderna, e onde o clima e as castas (com destaque para a tradicional Baga) formam o factor diferenciador. Com uma incrível plasticidade, é uma das poucas regiões do país onde se fazem espumantes, tintos e brancos com grande consistência qualitativa; onde as uvas dão origem a vinhos com vários estilos mas mantendo a identidade regional; e em que as uvas podem ser vindimadas em diferentes períodos para fazer os vários vinhos, com as uvas da poda em verde a serem aproveitadas para espumante.

Segundo Luís Antunes, crítico eno-gastronómico da Revista de Vinhos, “num certo círculo de consumidores, a Bairrada nunca esteve esquecida, em particular os seus topos de gama, muitas vezes baseados em Baga. Estes vinhos, com tempo em cima, apresentam uma elegância e uma personalidade que em Portugal é difícil de igualar, e brilham especialmente à mesa, acompanhando a gastronomia da região. A estrutura de taninos dos vinhos é o complemento ideal para pratos fortes com alguma gordura, como o leitão ou a chanfana.”.

O ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada’ promete nova edição no próximo ano e os vinhos da Bairrada prometem continuar na senda da excelência, de modo a conseguirem a confiança renovada e serem eleitos como uma escolha certa e segura nas preferências dos consumidores.

Comentários

Mensagens populares