Herdade do Esporão convida a viver as tradições das vindimas

A Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, convida-o a descobrir as tradições das vindimas no Alentejo, propondo um programa de atividades especiais para a época de vindimas, onde terá oportunidade de acompanhar as tradições e saberes que envolvem esta atividade.

Herdade do Esporão - Vindimas
As vindimas são o culminar de um ciclo de crescimento das uvas e um dos momentos mais marcantes na atividade da Herdade do Esporão e, para o celebrar, o programa especial de vindimas apresenta uma experiência completa, desde a apanha da uva nas vinhas até à prova do vinho no copo.   

O programa inicia com um café de boas-vindas junto à vinha, o ponto de encontro que marca o começo de toda a experiência. Segue-se um passeio pelas vinhas, onde para além de observar as práticas e tradições da apanha da uva, os participantes são convidados a participar nas vindimas. Seguindo as práticas de produção integrada, o Esporão alia a tradição à modernidade, para garantir a máxima qualidade dos vinhos produzidos.

Herdade do Esporão - Uvas

A visita prossegue então para as adegas e caves, onde é explicado o processo de vinificação e estágio dos vinhos, com passagem pelo túnel de barricas e caves de estágio. No final da visita, é realizada uma prova de dois vinhos. O programa termina com um almoço no restaurante. O Menu Vindimas, especialmente elaborado para a época, conduz os participantes numa viagem às raízes e aos sabores típicos da região, com o toque de contemporaneidade da cozinha do Chef Miguel Vaz. 

Para a entrada, será servido um Vinha da Defesa Rosé 2012 com um Carpaccio de Pato com azeitonas. Os pratos principais incluem uma Terrina de Bacalhau com Tomate, acompanhada pelo emblemático vinho Esporão Reserva Branco, e, como segundo prato, Presa de Porco com Puré de Aipo e Figos, servido com o Quatro Castas Tinto 2011. Para a sobremesa, um Crumble de Maçãs, Peras e Uvas e Gelado de Chocolate, devidamente harmonizado com Quinta dos Murças Porto Tawny 10 Anos, produzido na propriedade do Esporão no Douro. 

Após o almoço, poderá desfrutar do tempo livre para passear pelos jardins do Enoturismo, pelas vinhas e pelas margens da albufeira, onde poderá descobrir uma imensa diversidade de fauna e flora, entre as quais algumas espécies raras e difíceis de observar. Aproveite para conhecer o trabalho “Território com vida”, em exposição no Enoturismo, que apresenta 29 espécies representativas do património natural da Herdade do Esporão. Comprometida com a proteção da Biodiversidade, a Herdade do Esporão lançou o desafio aos fotógrafos Diogo Marecos Duarte e Mateus Sousa Araújo para revelarem o universo vivo e dinâmico que povoa a propriedade, e que captaram cerca de 150 espécies de fauna entre março e outubro de 2012.
Herdade do Esporão - Videiras
Deixe-se contagiar pelo ambiente especial que envolve o momento das vindimas e aproveite esta oportunidade para visitar a Herdade do Esporão e desfrutar de um dia que lhe vai saber a pouco, mas vai valer por muitos.

Informações:
Todos os dias exceto domingos
Preço: 80 Euros por pessoa
Nº de participantes recomendado: mínimo duas pessoas e máximo oito pessoas
Requer reserva prévia com mínimo de 48h de antecedência

Contacto para reservas: 
Tlf: +351 266 509 280 
Email: reservas@esporao.com


Sobre o Esporão:

Fundado em 1973 por José Roquette, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal.

Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão.

Desde 2008, com a compra da Quinta dos Murças, está também presente na região do Douro onde produz os vinhos Assobio, Quinta dos Murças Reserva, Porto Tawny 10 anos e Porto Vintage.

O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

Em abril de 2013, a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão levou à atribuição do disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”.

Para conhecer mais sobre os projetos de sustentabilidade do Esporão poderá consultar: http://www.esporao.com/sustentabilidade/projectos/

Comentários

Mensagens populares