Quinta dos Murças Reserva 2010, Douro do Esporão

Nascido nas vinhas velhas da Quinta dos Murças, propriedade do Esporão no Douro, o Quinta dos Murças Reserva revela o seu carácter duriense, num vinho equilibrado e complexo, sedutor e autêntico.
Quinta dos Murças Reserva 2010
O Esporão, produtor de vinhos e azeites, apresenta o Quinta dos Murças Reserva 2010, a terceira colheita do vinho topo de gama produzido na sua propriedade na região demarcada do Douro. Quando adquiriu a Quinta dos Murças no Cima Corgo, em 2008, o Esporão tinha claro o objetivo de produzir vinhos verdadeiramente durienses no carácter, obtendo toda a virilidade e vigor do Douro, sem os excessos de calor e maturação que por vezes se sentem nas regiões mais quentes.

Na Quinta dos Murças, o Esporão procura aliar a tradição dos métodos ancestrais do Douro, com as técnicas modernas de vinificação e, acima de tudo, preservar os métodos de produção biológica, procurando eliminar a utilização de herbicidas e reduzir o consumo de energia e água.

O Quinta dos Murças Reserva resulta da colheita manual e rigorosa seleção das melhores uvas das vinhas velhas, situadas entre os 100 e os 300m, plantadas com  castas tradicionais do Douro como a Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Touriga Francesa e Sousão. A vinificação é feita em lagares de granito, com recurso à tradicional pisa a pé. A prensagem é feita numa antiga prensa vertical. Após a fermentação em lagares, o vinho estagia 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, seguindo-se estágio prolongado em garrafa.

Segundo os enólogos David Baverstocke e Luís Patrão, “a colheita de 2010 caracterizou-se pela primavera chuvosa seguida de um verão longo e temperado que permitiram a maturação ideal e consistente das uvas e a produção de um vinho de grande qualidade.”

Herdando o nome da sua origem, este vinho traduz todo o potencial das vinhas velhas da Quinta dos Murças para a produção de vinhos equilibrados e complexos, sedutores e autênticos, de grande elegância e poder de envelhecimento.

O aroma é fresco, evidenciando a presença dos frutos vermelhos, envolvidos em subtis notas de fumo. No palato, desvenda toda a sua expressividade e concentração de fruta, revelando subtis notas de tosta. O final é longo e fresco, fazendo prever uma notável longevidade em garrafa

A qualidade dos vinhos Reserva da Quinta dos Murças tem vindo a cativar apreciadores nacionais e internacionais, como comprovam a recente atribuição de 93 pontos à colheita anterior (colheita 2009), pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast, ou a 5ª posição alcançada com a colheita 2008, no painel de prova de vinhos do Douro feita pela revista inglesa Decanter, entre 228 vinhos provados.

Quinta dos Murças Reserva 2010 
P.V.P. 22,00 €

Sobre a Quinta dos Murças 
A Quinta dos Murças foi adquirida em Outubro de 2008. Situada na margem direita do rio Douro, a poucos quilómetros da barragem da Régua, a Quinta dos Murças impõe-se pela verticalidade impressionante das vertentes cobertas de vinha que acolhem dezenas das castas autóctones da região. Aqui foram plantadas as primeiras vinhas ao alto da região do Douro, no ano de 1955. 

A propriedade conta com uma área total de 155 hectares, sendo que 48 hectares são de vinha, dos quais 5 hectares em produção biológica. Nas vinhas, com idades compreendidas entre os 15 e 65 anos e plantadas em talhões por castas separadas, predominam as variedades autóctones: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Franca, Tinta Francisca. As restantes áreas são constituídas por 15 hectares de olival, 3 hectares de laranjal e ainda cerca de 88 hectares de área florestal classificada.

A adega tem 2 áreas distintas vocacionadas para diferentes tipos de vinhos. A adega de lagares, construída em 1955 e recuperada em 2008, tem 8 lagares em granito para pisa a pé e uma prensa vertical tradicional. Aqui fazemos os nossos melhores vinhos DOC Douro e Porto. A adega nova, mais moderna e com maior capacidade, equipada com cubas de inox troncocónica e equipamento para delastage.  

As caves da Quinta dos Murças abrigam 19 cubas de betão revestidas a epóxi e 6 cubas de inox para estágio dos vinhos Colheita, bem como cerca de 300 barricas de carvalho francês, americano e português de 225 litros e 550 litros para o estágio dos vinhos Reserva e parte do lote dos vinhos Assobio. Tem também 8 tonéis de 10 000 litros cada para o envelhecimento do Vinho do Porto 145 pipas de Vinho do Porto velho e 20 pipas de 550 litros atestadas de Vinho do Porto novo. 

O inovador sistema de controlo de temperatura e humidade das caves da Quinta dos Murças aproveita a água fresca, que nasce nas minas da quinta, associada a um sistema de solo radiante em toda a extensão da cave para o controlo de temperatura e humidade ecológico e funcional.

A Quinta tem uma casa senhorial construída no início do século XIX, e 1200 m2 de ruínas, datas de 1826, situadas no Vale Figueira.

Atualmente, na Quinta dos Murças são produzidos os vinhos Assobio DOC Douro (tinto, branco e rosé), Quinta dos Murças DOC Douro Reserva, Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos, Quinta dos Murças Porto Vintage 2011 e um azeite virgem extra. 

Sobre o Esporão:
Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão tem como missão “Produzir os melhores produtos que a terra proporciona, de forma responsável e inspiradora. Sendo hoje uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal, foi determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo. O Esporão é também um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

Em abril de 2013, a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão levou à atribuição do disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the Year Award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”. Ganhou prémio nacional de sustentabilidade nos “Green Project Awards 2013”, pelas práticas de produção agrícola sustentável e obteve menção honrosa pelos projectos de redução de água, energia e resíduos.
Para conhecer mais sobre o Esporão e projetos específicos poderá consultar: http://www.esporao.com/sustentabilidade/projectos

Comentários

Mensagens populares