‘Lavradores de Feitoria tinto 2012’ ganha medalha de ouro no International Wine Challenge

Acabam de ser divulgados os resultados da 31.ª edição do International Wine Challenge. A mais recente colheita – de 2012 – do ‘Lavradores de Feitoria tinto’ foi posta à prova e está de parabéns: arrecadou uma medalha de ouro. Um resultado bastante interessante, ainda mais quando estamos perante um vinho com um P.V.P. recomendado de € 3,99. A qualidade de um DOC Douro disponível em supermercados, garrafeiras e na restauração.  

O International Wine Challenge, que se intitula como o “concurso de vinhos mais influente do mundo”, decorre anualmente em Londres e evolve cerca de 400 provadores de vários cantos do Mundo, incluindo Portugal.
Lavradores de Feitoria tinto 2012
O ‘Lavradores de Feitoria tinto 2012apresenta uma cor vermelha rubi, brilhante e atraente. Muito exuberante, é bastante frutado, limpo e com a fruta madura típica do Douro, lembrando amora silvestre e ameixa preta. É muito elegante e  vinoso. No paladar, é suave, fresco e muito aromático. Equilibrado, tem taninos suaves e uma excelente acidez. Em suma, é um tinto saboroso e frutado, com um final fresco e harmonioso, características conseguidas pelo blend das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca.


A Lavradores de Feitoria, Vinhos de Quinta S.A. é um projecto único, criado em Setembro de 2000 e que resultou da união de 15 produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores terroirs do Douro, repartidas pelas três sub-regiões (Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior). Actualmente compõe a estrutura da empresa: 47 accionistas, dos quais 16 são produtores, e 20 quintas. Juntos, somam uma área total de vinha superior a 600 hectares. Estes produtores – com participações distintas no capital da empresa, sob uma só marca, uma só adega e uma só equipa de enologia – juntaram-se para partilhar recursos e criar sinergias de forma a conseguirem o que sozinhos não conseguiriam. Pela primeira vez no Douro, um grupo de convictos durienses associou saberes e experiências, inovação e tradição. Um esforço conjunto e solidário que marcou uma nova época para o Douro. Partilha e associativismo, concertados de uma forma moderna, razoável e inteligente, são os valores subjacentes à Lavradores de Feitoria. O objectivo foi, desde o início, o de criar vinhos equilibrados, elegantes e com potencial de envelhecimento, tendo por base um compromisso declarado com a excelência e tradição do Douro. Todos os vinhos da Lavradores de Feitoria – desde o grande consumo até à grande guarda – são equilibrados, elegantes e orientados para a boa gastronomia, mas sempre com um cunho do carácter do Douro. Na Lavradores de Feitoria são produzidos vinhos de lote e o que chamamos vinhos de terroir. Os primeiros – sob as marcas Lavradores de Feitoria Douro, Gadiva e Três Bagos – são feitos a partir de uma rigorosa selecção das uvas das diversas quintas e revelam a complexidade, a riqueza e a tradição de lote dos vinhos do Douro. Já os vinhos de terroir, nos quais se incluem as marcas Meruge e Quinta da Costa das Aguaneiras, pretendem reflectir o carácter e individualidade de uma determinada parcela de vinha.

Comentários

Mensagens populares