‘Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2010’: nova colheita de um Douro com perfume internacional

A Real Companhia Velha (RCV) – produtora de vinhos do Douro e Porto com mais de 260 anos de história e mais antiga empresa portuguesa –, tem na sua Quinta de Cidrô aquele que poderá ser considerado o expoente máximo da “Viticultura Moderna”. 
Quinta de Cidrô Pinot Noir Tinto 2010
Quinta de Cidrô Pinot Noir Tinto 2010
Ali convivem em perfeita sintonia as mais nobres castas internacionais com as tradicionais castas da região. Deste trabalho chega agora o ‘Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2010’, um vinho delicado a exprimir a subtileza natural da casta. 

A casta Pinot Noir foi um verdadeiro desafio para o terroir duriense. O vinho que dela resulta expressa o grande investimento e trabalho realizado pela RCV. A Quinta de Cidrô transformou-se num modelo de experimentação vitivinícola para toda a região. Numa terra virgem foi usada tecnologia de ponta para plantar as melhores castas, ao longo de uma área que excede os 150 hectares de vinha. Desde o início da produção que é constante a qualidade superior dos seus vinhos.
Quinta de Cidrô
Quinta de Cidrô
Para obter um ‘Quinta de Cidrô Pinot Noir’ é feita uma cuidadosa selecção de uvas de forma a colher as melhores de entre os diferentes níveis de maturação e produção, procurando estabelecer elevados parâmetros qualitativos e maximizar toda a expressão varietal em termos de acidez e carácter. Parte das uvas foram desengaçadas manualmente e durante a fermentação foi utilizado o método manual de “baixar a manta” de forma a conseguir uma extracção suave capaz de providenciar aromas delicados. Após todo o processo de vinificação, o estágio durante um ano em barricas de carvalho francês, sendo 30% madeira nova.
Estamos perante um vinho de enorme elegância que nos transporta para uma verdadeira explosão aromática. No copo, o ‘Quinta de Cidrô Pinot Noir’ revela toda a sua intensidade e potencial com notas típicas de cereja, groselha e romã, harmoniosamente integradas com nuances de baunilha e café, proveniente do estágio em madeira. Um final de boca longo e frutado, que se aperfeiçoa após umas horas de decantação. É um vinho verdadeiramente gastronómico que deve acompanhar preferencialmente pratos intensos como cabrito assado ou carnes estufadas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2010 •  Vinho Regional Duriense
PVP: €15,00  •  Garrafas: 4.800  •  Álc.: 14,5%  •  Acidez Total: 4,7g/l  •  pH: 3,69      

Comentários

Mensagens populares