“Trevo da sorte” é imagem da Casa Américo
A Casa Américo, segundo maior produtor de vinhos do Dão, lançou o desafio à M&A Creative Agency para
desenvolver o branding da marca, com estacionário, e criar sete rótulos da gama com o mesmo nome.
Um
“trevo da sorte” evidenciado nas cantarias das janelas de um solar do século XVIII, adquirido pela família que
fundou o projeto, foi a inspiração da equipa criativa, que através desse elemento concebeu o logótipo.
Américo Seabra, fundador da marca, emigrou para os Estados Unidos, mas tinha o sonho de produzir vinho
na terra natal, Vila Nova de Tazem.
Iniciou a produção e os quatro filhos deram seguimento ao projeto, que
recebe o nome Casa Américo, em sua homenagem.
A história que envolve a família Seabra e a interpretação criativa que a M&A Creative Agency fez ao detalhe
das janelas, retirado da riqueza arquitetónica do solar, consolidou-se, transformando a imagem da marca
num trevo.
Da ideia para o papel, a equipa criativa desenvolveu o branding, manual de identidade e respetivo estacionário
institucional, onde foram escolhidas cores da realeza, como o azul e o bronze estampado, cruzadas com um
tom neutro, o bege.
Nos sete rótulos criados para a Casa Américo, dois correspondem a vinhos gama média, três são para vinhos
monocasta e os outros dois premium, estando sempre presente o ícone do logótipo – o “trevo da sorte” –
com um cortante que o realça e diferencia os vinhos através de cores distintas. Todos têm acabamentos em
estampagem e verniz serigráfico.
Os cerca de 100 hectares de vinhas Casa Américo, tendo as mais antigas mais de 100 anos, estão situados
na sub-região Serra da Estrela, zona com maior altitude dentro do Dão e um dos terroirs mais importantes
desta região vitícola.
Foi das castas plantadas a 500 e 600 metros de altitude que nasceu a gama Quinta do Vale, onde está a
montanha mais alta de Portugal continental. A Casa Américo também escolheu a M&A Creative Agency para
criar os rótulos que vestem as três garrafas destes vinhos genuínos e que refletem o caráter e elegância do
Dão.
A equipa de design focou na Serra da Estrela, dando destaque à maior cadeia de montanhas de Portugal
continental e à imensidão dos seus imponentes vales, marcados pelo branco dos gelos glaciares.
O rótulo destaca-se pelos tons dourado e branco, em analogia à Serra da Estrela. Além da estampagem a
ouro e verniz serigráfico, nos acabamentos, tanto as montanhas como o vale estão representados através de
um cunho de alto relevo.
Comentários
Enviar um comentário