Monte Velho apresenta nova imagem com a colheita 2012

Produzidos na Herdade do Esporão, os vinhos Monte Velho Branco e Tinto revelam o carácter típico da região onde nascem: aromas ricos, paladar suave e excelente aptidão gastronómica. Os vinhos da colheita 2012 comprovam a consistência de qualidade e de perfil que os tornaram numa escolha de eleição, por diversas vezes reconhecida pela crítica nacional e internacional, como vinhos “best value” ou “best buy”.
Conjunto Monte Velho 2012
Lançado em 1992, o primeiro vinho Monte Velho foi criado com a mesma origem e filosofia do Esporão Reserva, mas pensado para poder chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Monte Velho é hoje um clássico alentejano e uma fiel tradução do território que lhe dá origem. Ao longo dos anos, tornou-se numa referência maior da região, em Portugal e no mundo, assente no seu perfil e nos seus níveis contantes de qualidade. Líder de vendas em Portugal, Monte Velho é actualmente apreciado em mais de 50 países. 

Coincidindo com o ano em que a empresa celebra 40 anos, o Esporão decidiu renovar os rótulos de Monte Velho, que surgem com uma imagem ainda mais cuidada e em linha com o restante portfolio da Herdade do Esporão, destacando a sua origem Alentejana e as castas predominantes que o compõem. Os componentes utilizados passaram a ser mais amigos do ambiente, com a utilização das garrafas de 420gr e das caixas de cartão cru, impressas apenas a uma cor.

As novas colheitas mantêm a mesma base de uvas e castas de sempre, mas agora seguindo práticas ambientais mais rigorosas do modo de “produção integrada”, com o objectivo de se obterem uvas ainda melhores. Conheça mais sobre produção integrada em http://www.dgadr.pt/sustentavel/producao-integrada.

Os vinhos do Esporão são idealizados e produzidos pela equipa de enologia liderada pelo David Baverstock, recentemente eleito enólogo do ano 2012 pela prestigiada Revista Wine. 
Monte Velho Branco 2012
Monte Velho Branco 2012 resulta da conjugação das castas autóctones do Alentejo - Antão Vaz, Roupeiro e Perrum, num ano notável para os vinhos brancos da região, onde a Primavera e o Verão com temperaturas mais amenas que o habitual trouxeram intensidade, equilíbrio e frescura aos vinhos. Surpreende no nariz pelo aroma frutado com notas de frutas brancas combinadas com a frescura de casca de citrinos. Na boca apresenta-se firme, intenso e equilibrado, com um final longo que confirma a sensação aromática.

É um vinho fresco e versátil, particularmente indicado para as refeições leves de Verão. Acompanha bem peixes e mariscos cozinhados de forma simples, saladas, frutos secos e queijos frescos. Um vinho que nos leva a viajar pela costa alentejana e os dias de praia ou a sonhar com os aperitivos alentejanos ao final da tarde. 
Monte Velho Tinto 2012
Monte Velho Tinto 2012 resulta da conjugação predominante das castas alentejanas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah, que beneficiaram das boas condições meteorológicas do ano 2012, em que a precipitação baixa resultou numa produção baixa mas com uvas de excelente qualidade. No nariz revela aromas de frutos do bosque, bem envolvidos em subtis notas de tosta. No palato apresenta-se elegante, com profundidade, mostrando taninos finos. 

Elegante e versátil, acompanha na perfeição os enchidos e pratos típicos da região, como o cozido de grão ou a caça, bem como gastronomia internacional, especialmente a mediterrânica, fazendo a comunhão perfeita entre os sabores do sul e do sol.

Monte Velho Branco 2012
75 Cl – P.V.P. 3,90 €

Monte Velho Tinto 2012
75 Cl – P.V.P. 4,50 €

Sobre o Esporão:

Fundado em 1973 por José Roquette, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. 

Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua actividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o enoturismo da Herdade do Esporão.

Desde 2008, com a compra da Quinta dos Murças, está também presente na região do Douro onde produz os vinhos Assobio, Quinta dos Murças Reserva, Porto Tawny 10 anos e Porto Vintage.

O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

Em abril de 2013, a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão levou à atribuição do disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”.
Para conhecer mais sobre os projectos de sustentabilidade do Esporão poderá consultar: http://www.esporao.com/sustentabilidade/projectos/ 

Comentários

Mensagens populares