Nota máxima para o Taylor's Vargellas Vinha Velha Vintage 2011

Revista de Vinhos dá nota máxima ao Taylor's Vargellas Vinha Velha Vintage 2011
Taylor's Vargellas Vinha Velha Vintage 2011
Para Adrian Bridge, director-geral da Taylor’s, “O ano 2011 produziu soberbos vinhos do Porto Vintage, clássicos a todos os níveis. Os vinhos da vinha velha da Quinta da Vargellas são particularmente impressionantes pelo que decidimos declarar o Vintage Vargellas Vinha Velha 2011 que, tal como no passado, é obtido a partir de uma rigorosa selecção de uvas das vinhas mais velhas da propriedade. Esta declaração é uma boa notícia para os coleccionadores, pois como é costume as quantidades produzidas são muito limitadas.”

David Guimaraens, enólogo da Taylor’s, refere que: “As excelentes condições de maturação em 2011 permitiram uma boa consistência nas várias castas. Significando que a diversidade das castas na Vinha Velha de Vargellas se pôde expressar em pleno. Como resultado o Vinha Velha 2011 apresenta uma maravilhosa complexidade, exibindo múltiplas camadas de aroma e sabor.” E acrescenta: “A excepcional característica destes vintages é a sua complexidade multidimensional e a sua distinta e subtil personalidade. Isto, deriva da diversidade das castas plantadas nos velhos terraços, muitas das quais são castas tradicionais pouco plantadas actualmente.”
Taylor's Vargellas Vinha Velha Vintage 2011
Os vinhos da Quinta de Vargellas formam, tradicionalmente, a base dos vintages da Taylor's. Esta magnífica propriedade, reconhecida como um dos melhores vinhedos do mundo, foi adquirida pela Taylor's em 1893, a sua reputação como produtora de vinhos do Porto de grande qualidade já é conhecida desde 1820. Localizada num recanto remoto do vale do Douro, Vargellas é reconhecida pelos seus elegantes e perfumados vinhos, muito frutados e com taninos vigorosos. É igualmente reconhecida como a fonte de um dos mais raros e coleccionáveis vinhos do Porto Vintage, o Vargellas Vinha Velha, produzido em pequeníssimas quantidades a partir das parcelas de vinha velha da quinta. Apenas seis foram lançados até à data, sendo o 2011 o sétimo. As parcelas em socalcos contêm as vinhas mais velhas da propriedade correspondendo a mais de 15% da produção total da quinta. O Vintage Vargellas Vinha Velha representa uma selecção muito limitada da produção destas vinhas velhas e raramente representa mais de 2% do total da produção da quinta.

O Vargellas Vinha Velha 2011 é composto por uma cuidada selecção de uvas da vinha velha do Polverinho e Renova do Armazém, parcelas cujos terraços são classificados como Património da Humanidade. A idade das vinhas velhas destas parcelas varia entre os 80 e os 120 anos. Cada parcela, vindimada individualmente, produz um vinho com um carácter muito distinto e contém uma grande variedade de castas nas quais não há uma predominante. A excepção é a vinha do Polverinho, local onde foram feitas as primeiras plantações extremes, em 1927, pela Taylor’s, por Dick Yeatman, cujo trabalho pioneiro sustenta o conhecimento profundo da empresa em relação às castas do Douro.

Comentários

Mensagens populares