Nota máxima para o Taylor's Vargellas Vinha Velha Vintage 2011
Revista de Vinhos dá nota máxima ao Taylor's Vargellas Vinha Velha Vintage 2011
Para Adrian Bridge, director-geral da Taylor’s, “O ano 2011 produziu soberbos vinhos do Porto Vintage, clássicos a todos os níveis. Os vinhos da vinha velha da Quinta da Vargellas são particularmente impressionantes pelo que decidimos declarar o Vintage Vargellas Vinha Velha 2011 que, tal como no passado, é obtido a partir de uma rigorosa selecção de uvas das vinhas mais velhas da propriedade. Esta declaração é uma boa notícia para os coleccionadores, pois como é costume as quantidades produzidas são muito limitadas.”
David Guimaraens, enólogo da Taylor’s, refere que: “As excelentes condições de maturação em 2011 permitiram uma boa consistência nas várias castas. Significando que a diversidade das castas na Vinha Velha de Vargellas se pôde expressar em pleno. Como resultado o Vinha Velha 2011 apresenta uma maravilhosa complexidade, exibindo múltiplas camadas de aroma e sabor.” E acrescenta: “A excepcional característica destes vintages é a sua complexidade multidimensional e a sua distinta e subtil personalidade. Isto, deriva da diversidade das castas plantadas nos velhos terraços, muitas das quais são castas tradicionais pouco plantadas actualmente.”
Os vinhos da Quinta de Vargellas formam, tradicionalmente, a base dos vintages da Taylor's. Esta magnífica propriedade, reconhecida como um dos melhores vinhedos do mundo, foi adquirida pela Taylor's em 1893, a sua reputação como produtora de vinhos do Porto de grande qualidade já é conhecida desde 1820. Localizada num recanto remoto do vale do Douro, Vargellas é reconhecida pelos seus elegantes e perfumados vinhos, muito frutados e com taninos vigorosos. É igualmente reconhecida como a fonte de um dos mais raros e coleccionáveis vinhos do Porto Vintage, o Vargellas Vinha Velha, produzido em pequeníssimas quantidades a partir das parcelas de vinha velha da quinta. Apenas seis foram lançados até à data, sendo o 2011 o sétimo. As parcelas em socalcos contêm as vinhas mais velhas da propriedade correspondendo a mais de 15% da produção total da quinta. O Vintage Vargellas Vinha Velha representa uma selecção muito limitada da produção destas vinhas velhas e raramente representa mais de 2% do total da produção da quinta.
O Vargellas Vinha Velha 2011 é composto por uma cuidada selecção de uvas da vinha velha do Polverinho e Renova do Armazém, parcelas cujos terraços são classificados como Património da Humanidade. A idade das vinhas velhas destas parcelas varia entre os 80 e os 120 anos. Cada parcela, vindimada individualmente, produz um vinho com um carácter muito distinto e contém uma grande variedade de castas nas quais não há uma predominante. A excepção é a vinha do Polverinho, local onde foram feitas as primeiras plantações extremes, em 1927, pela Taylor’s, por Dick Yeatman, cujo trabalho pioneiro sustenta o conhecimento profundo da empresa em relação às castas do Douro.
Comentários
Enviar um comentário