Prova de vinhos Luís Pato

Dia 15 de Junho de 2013, um dia fabuloso na companhia do Eng.º. Luís  Pato na zona da Bairrada e com vinhos de uma qualidade e longevidade excecional.
Vinhos Luís Pato
Fomos recebidos pelo Eng.º. Luís Pato nas suas instalações, pessoa afável, simpática, com profundo conhecimento de vinhos, que logo nos colocou à vontade, começando por nos mostrar as instalações.
Garrafeira
Durante a visita tivemos oportunidade de provar alguns vinhos ainda nas barricas, nomeadamente:

Luís Pato Vinha Formal Branco 2012
Luís Pato Vinha Pan Tinto 2011
Luís Pato Vinha Barrosa Tinto 2011
Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2011
Luís Pato TN Tinto 2011
Barricas
Grande potencial de evolução destes vinhos ainda em barrica, bela acidez do Formal Branco 2012, dos tintos destaco, Vinha Barrosa complexo, balsâmico, intenso e o Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2011 aromas frutados, vegetal, frescura, taninos intensos, prometem muito.

Depois da visita às instalações o Eng.º. Luís Pato presenteou-nos com a primeira agradável surpresa para mim, uma prova vertical de vinhos brancos Luís Pato Branco Vinha Formal.

Luís Pato Vinha Formal Branco 1998
Luís Pato Vinha Formal Branco 2001
Luís Pato Vinha Formal Branco 2003
Luís Pato Vinha Formal Branco 2005

Luís Pato Vinha Formal Brancos
São vinhos fabulosos, muito agradáveis, em que o tempo de guarda só melhorou as suas características, aromas complexos, frutados, florais, estrutura, suavidade, bela acidez, destaco o grande Luís Pato Vinha Formal Branco 1998 com uma cor fenomenal, laranja, aromas complexos, exóticos, de frutos secos pêssegos ou alperces, especiarias, com uma boca que corresponde ao nariz, grande final e persistência, extraordinário, impressionante.
Luís Pato Vinha Formal Branco 1998
Seguiu-se a segunda grande surpresa uma prova vertical de vinhos tintos Luís Pato Quinta do Ribeirinho Baga Pé Franco.

Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 1996
Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 1999
Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2001
Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2010
Luís Pato Vinhas Valladas Tinto 2011

Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco
























Se os brancos tinham sido maravilhosos, que dizer dos tintos da Quinta do Ribeirinho Pé Franco, que elegância, que frutado, a ginja, cerejas, taninos finos, acidez e persistência, tudo é equilíbrio. São todos muito bons, mas eu sou um apaixonado pelos senhores com mais idade, o Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 1996, cor tijolo, já com alguns tons de castanho, aromas complexos, sobressaindo rebuçado de cereja, ginja, na boca grande frescura, acidez, correspondendo ao nariz, opulência, elegância, taninos finos, grande persistência, enche a boca, grande final.
Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 1996

Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 1996
A seguir à prova tivemos um almoço no restaurante Mugasa, com uma deliciosa chanfana muito bem confecionada, seguido do típico leitão à Bairrada, soberbo, muito bem temperado, assado no ponto, a repetir certamente.
Espumante Informal 2010

Nota Final: 

O meu agradecimento especial ao Eng.º. Luís Pato e ao João Pedro Carvalho do Blog Copo de 3 por uma prova doutro mundo. Eu sinto que sou uma pessoa privilegiada por ter provado estes vinhos e diria destes vinhos o seguinte grande equilíbrio, comprimento, intensidade e complexidade. Não mais esquecerei.

Links:



Comentários

Mensagens populares