A Quinta do Noval declara o Quinta do Noval Vintage 2016 e o Quinta do Noval Nacional Vintage 2016

Comentários de Christian Seely, Director Geral da Quinta do Noval: 

“É com muito agrado que anuncio a declaração do Porto Vintage do Quinta do Noval Vintage 2016 e do Quinta do Noval Nacional Vintage 2016


Talvez não seja uma surpresa, já que os rumores da excecional qualidade dos vinhos de 2016 circulam com justificação já há algum tempo. Fazer os blends do Porto Vintage da Quinta do Noval foi uma experiência emocionante. 

Os vinhos individuais que entraram no lote eram maravilhosos, e temos a certeza de que o blend final para o nosso 2016 tornar-se-á num dos grandes Portos Vintage históricos da Quinta do Noval

O Nacional é, claro está, feito com uvas de uma pequena parcela, vinificado num pequeno lagar, e mostrou-se claramente excecional desde o início da vindima, e estamos confiantes de que também ocupará o seu lugar entre os grandes vintages históricos do Nacional

2016 foi um ano de extremos; um inverno ameno com elevada precipitação, os 618 mm foram duas vezes superiores ao de um ano médio. Após uma primavera chuvosa, o verão apresentou-se muito quente e seco, com alguns picos de calor em agosto e setembro.

No final de agosto a colheita parecia de extrema qualidade, em excelentes condições fitossanitárias, no entanto a maturação começou a abrandar devido às condições muito quentes e secas.

Felizmente caíram 17 milímetros de chuva, muito necessária, no dia 13 de setembro, e a maturação prosseguiu em condições ideais a partir dessa altura. A parte principal da vindima começou no dia 19 de setembro com tempo seco e muito sol, e as uvas continuaram a amadurecer ao longo do tempo que restou da vindima. Conseguimos assim colher cada parcela em condições ideais à medida desse amadurecimento. 

Apesar de - ou talvez devido às - condições climatéricas incomuns e extremas do ano, o resultado final é de excelente qualidade. Os vinhos são equilibrados e frescos com excelente estrutura, fruta intensa muito pura e expressiva. 

Como sempre, o Nacional tem uma personalidade própria, mais reservado que o Quinta do Noval, com uma poderosa estrutura tânica que garante um longo e prometedor potencial de guarda. “ 


Comentários

Mensagens populares