Os novos sabores de primavera do restaurante do The Yeatman

O único restaurante com duas Estrelas Michelin da região norte inaugura a nova temporada de primavera com uma carta que convida a uma viagem pelos sabores mais autênticos da gastronomia portuguesa, ao mesmo tempo que nos transporta para outras paragens, em apontamentos ousados que prometem surpreender.
 Os novos sabores de primavera do restaurante do The Yeatman
 Os novos sabores de primavera do restaurante do The Yeatman
Desde que o restaurante do The Yeatman inaugurou, em 2010, o desafio do Chefe Ricardo Costa tem sido o da superação constante, inovando a cada nova temporada. E é precisamente o que acontece agora, com este menu renovado, que vem traçar o percurso da sua evolução e desvendar um pouco sobre o que ainda está por vir.
Chefe Ricardo Costa
Chefe Ricardo Costa
Aberto exclusivamente ao jantar, o restaurante gastronómico do The Yeatman propõe uma nova experiência gastronómica, pensada ao pormenor para despertar os sentidos. Enquanto os olhos se rendem à paisagem desenhada pelo rio Douro e o velho casario da Ribeira, os aromas, texturas e sabores vão-se desenrolando num menu equilibrado e despretensioso, com apontamentos que surpreendem, divertem e provocam sensações. 

Seduzido pelas viagens que tem feito ao longo dos últimos anos, e sem perder o foco na consistência da sua assinatura, o Chefe Ricardo Costa introduz à experiência novos paladares: na nova carta do The Yeatman, os sabores genuínos da gastronomia portuguesa ganham leves e inesperados apontamentos asiáticos. 

“Ao longo dos últimos anos fiz algumas viagens, nomeadamente pela Ásia, onde descobri novos sabores e acima de tudo uma forma de pensar a refeição como um ritual, em que todos os sentidos são apurados e estimulados a todo o momento. Além disso, procurei que a experiência fosse descontraída e divertida, desafiando algum formalismo que se possa associar a um restaurante de duas Estrelas”, afirma o Chefe Ricardo Costa.  
Chá de Kombu,servido um caneloni de Wagyu e caranguejo real, acompanhado por nabo, matcha e yuzu
Chá de Kombu,servido um caneloni de Wagyu e caranguejo real, acompanhado por nabo, matcha e yuzu
O primeiro aperitivo desvenda de imediato as intenções do Chefe. O menu inicia com um Chá de Kombu, alga japonesa reconhecida pelas suas propriedades purificantes e nutritivas, que prepara o corpo para a experiência. Seguindo a inspiração nipónica, é servido um caneloni de Wagyu e caranguejo real, acompanhado por nabo, matcha e yuzu.

Ainda nos aperitivos, o Chefe senta-nos primeiro à mesa de uma churrasqueira, com a sua recriação de frango picante e um prato de tomate frio pontuado de sabores mediterrâneos e, logo a seguir, de uma marisqueira, onde os sabores do mar se revelam numa esfera congelada em nitrogénio, acompanhada por puré de tremoço e uma cerveja preta artesanal, sem álcool, receita “caseira” do restaurante. Tudo isto, em formato “finger food”, para comer sem preconceitos.
O lavagante cozinhado ao sal
O lavagante cozinhado ao sal
Os peixes e mariscos voltam a dominar a carta do restaurante, em homenagem ao mar português e aos sabores da costa. O prato de choco, pintado de negro, desvenda os sabores do típico molho à bordalesa. O lavagante, cozinhado ao sal, é acompanhado por uma surpreendente sopa tailandesa, com apontamentos picantes sugeridos pelo kimuchi, mistura de pimentos japoneses, galanga e óleo de sésamo. Sabores frescos e tropicais que apelam às estações mais quentes.

Ainda nos peixes, há tempo para saborear o prato de raia glaceada em beurre blanc, numa abordagem de inspiração francesa, e o prato de ovos de assinatura do restaurante, acompanhado por sopa de bacalhau alentejana.
Leitão com um toque asiático de pepino e saqué
Leitão com um toque asiático de pepino e saqué
Nos pratos de carne, o incontornável leitão está de regresso, mas desta vez a preparação é feita em duas técnicas, para recriar o sabor e textura do tradicional prato da região da Bairrada, com um toque asiático de pepino e saqué, que lhe confere frescura e equilíbrio.

De seguida, um arroz caldoso de pombo recorda a comida de conforto, para o final perfeito antes de entrarem as sobremesas.
Arroz caldoso de pombo
Arroz caldoso de pombo
Nos doces, voltam os sabores tropicais, com um refrescante ananás e coco, a relembrar um cocktail de piña colada, acompanhado por chá verde, e a aclamada sobremesa de mirtilos do restaurante The Yeatman, numa versão renovada com esfera e gelado de mascarpone, molho de mirtilos e apontamentos de baunilha e lima kaffir. 
Sobremesa de mirtilos com esfera e gelado de mascarpone, molho de mirtilos e apontamentos de baunilha e lima kaffir
Sobremesa de mirtilos com esfera e gelado de mascarpone, molho de mirtilos e apontamentos de baunilha e lima kaffir
Para terminar, o Chefe Ricardo Costa criou uma divertida trilogia de tripa de Aveiro, de onde é oriundo, pipocas e caramelo, que prometem prolongar a conversa à mesa, com a inspiradora vista sobre o Porto como cenário. 

O menu completo tem o valor de 160,00 euros por pessoa, sem bebidas. É ainda possível optar pelo menu de seis pratos, por 130,00 euros por pessoa. Com uma das mais completas e premiadas coleções de vinhos portugueses, o restaurante sugere um suplemento especialmente selecionado para acentuar a experiência gastronómica, pelo valor de 70,00 euros por pessoa ou, no caso de optar pelo menu reduzido de seis pratos, 60,00 euros por pessoa. 

Comentários

Mensagens populares