Azamor: este é o melhor tinto do Alentejo para o Reino Unido

Azamor Tinto 2014 é o único vinho alentejano a receber medalha de ouro nos Sommelier Wine Awards, um influente concurso no Reino Unido que premeia os melhores vinhos disponíveis no setor on-trade.
Azamor Tinto 2014
Azamor Tinto 2014
Esta é uma notícia que orgulha a casa, uma adega boutique no Alentejo, mas também a própria região. Isto porque, nos Sommelier Wine Awards são eleitos os melhores vinhos disponíveis no competitivo setor on-trade, onde se incluem hotéis, restaurantes e bares/pubs. A classificação é rigorosa e tem em conta critérios como versatilidade do vinho, autenticidade, potencial gastronómico e, mais importante, relação qualidade-preço, a única informação que o júri tem no momento da prova cega.

O Azamor Tinto 2014 passou no teste e conquistou o júri, recebendo a classificação mais alta do concurso. De acordo com a nota de prova oficial, este vinho é “merecedor da medalha de ouro, uma decisão que o júri considerou fácil.” Entre os vários profissionais do setor que provaram e avaliaram o vinho, destaque para reconhecidos sommeliers como Gabriele Galuppo, do restaurante Theo Randall (Hotel InterContinental London Park Lane) ou James Fryer, do restaurante Portland.

Na base deste vinho está um blend de castas tradicionalmente portuguesas (Touriga Nacional, Touriga Franca e Trincadeira) e castas internacionais (Syrah, Merlot, Alicante Bouschet e Petit Verdot). O resultado é uma harmonia perfeita entre nariz e boca: à explosão aromática de fruta madura juntam-se as notas de especiarias, conferindo-lhe complexidade, elegância e um final suave. 

O produtor traz ainda para Portugal uma medalha de prata, atribuída ao Azamor Selected White 2015. Este vinho, o único branco da casa, é produzido a partir de uma seleção cuidada das castas de Antão Vaz e Arinto, apresentando um perfil altamente gastronómico e bastante equilibrado nos aromas a fruta delicada e paladar mineral. 

Ambos os vinhos são distribuídos, em exclusivo, pela OnWine Distribuição Nacional. 

Azamor Tinto 2014
PVP: 9,90€

Sobre Azamor

A Herdade foi comprada em 1998 por Alison Luiz Gomes e pelo meu marido, Joaquim Luiz Gomes. Aquisição lógica já que a herdade pertencia à família Luiz Gomes desde há muitos anos. O perfil dos vinhos Azamor foi evoluindo ao longo dos anos até atingirem o posicionamento pretendido. 

Com equipamento e técnicas modernas, o objectivo é que os seus vinhos reflictam as variedades das castas e consigam vinhos com um lote único.

A propriedade tem um total de 260 hectares, dos quais 27 hectares são plantados com vinhas, 140 hectares de olival e em 30 hectares estão plantados sobreiros e pinheiros, sendo que na restante propriedade se desenvolve a criação de cavalos Lusitanos.

Azamor exporta 80% da sua produção total que são cerca de 80.000 garrafas por ano. Os destinos são quase exclusivamente para a Europa: Reino Unido (um mercado familiar para Alison Luiz Gomes), Alemanha, Luxemburgo, Suécia e Suíça. http://www.azamor.com

Sobre a OnWine Distribuição Nacional
Desde 2015 que a OnWine Distribuição Nacional, distribuidora de vinhos de terroir e destilados premium, viaja de norte a sul à procura dos segredos mais bem guardados do universo vínico. Dos Vinhos Verdes ao Alentejo, com paragens pelo icónico Douro, o rústico Dão ou a renovada região de Lisboa, a missão é a mesma: descobrir novas formas de apresentar cada terroir através de casas com identidade muito própria.

No total são 9 produtores nacionais que aceitaram o desafio de partilhar a sua coleção privilegiada de vinhos com o mercado nacional e devolver alguma legitimidade ao próprio conceito de terroir: Casal de Ventozela (Vinhos Verdes), Conceito, Quinta da Gaivosa e Quanta Terra (Douro), Quinta Mendes Pereira (Dão), Quinta de Sant’Ana (Lisboa e Azamor (Alentejo). www.onwine.pt 

Comentários

Mensagens populares