SECRET SPOT WINES COM ADEGA PREMIADA

Prémio Best of Wine Tourism - categoria Arquitetura e Paisagem

A Adega Quinta da Faísca (Favaios), onde são produzidos os vinhos da Secret Spot Wines, acabou de vencer, a nível nacional, o Prémio Best of Wine Tourism 2015, na categoria Arquitetura e Paisagem.
Adega Quinta da Faísca
A Adega, cuja construção original remonta a 1946, foi reconvertida de forma a possibilitar a vinificação de pequenas parcelas com o recurso a diferentes estilos de vinificação. Por outro lado, o elemento arquitectónico – construção em dois pisos – tão caraterísticos das adegas durienses, permite deslocar o vinho com o uso da gravidade.
Adega Quinta da Faísca
Assinada pelo arquiteto Carlos Castanheira, a adega encontra-se integrada na paisagem, respeitando a envolvente duriense de xisto e granito, conjugada com materiais nobres, como a madeira e o vidro.

Seguindo a mesma filosofia que corporiza o perfil dos vinhos da Secret Spot Wines – singulares, “handcraft” e fruto de um diálogo – a adega da Quinta da Faísca torna-se um lugar inspirador, em que a  nova vertente de enoturismo se destaca pelo acompanhamento personalizado aos visitantes.
Adega Quinta da Faísca
Vivenciar uma experência sensorial única, onde se compreende o percurso da vinha ao vinho, tirando partido dos cinco sentidos, é o desafio lançado pela dupla Gonçalo Sousa Lopes (eng. agrícola) e Rui Cunha (enólogo). Do sabor ao tato, da visão ao cheiro, e finalmente ao sabor, percorrer esta premiada adega é viver e compreender o vinho.

A ousadia e originalidade deste projecto passa ainda pela decoração usada na nave das barricas, com o recurso à pintura de graffitis, o que cria uma atmosfera urbana que surpreende os visitantes.

Tanto neste como nos restantes espaços é possível, com marcação prévia, a realização de refeições onde se poderá juntar num momento único a gastronomia e os vinhos.
Adega Quinta da Faísca

Sobre o “Best of Wine Tourism

Atribuído pela rede Great Wine Capitals e formado pelas regiões produtoras de vinho mais conceituadas do Mundo, entre as quais se encontram as regiões dos Vinhos do Douro, do Porto e dos Vinhos Verdes, este galardão premeia as melhores práticas do enoturismo a nível nacional e internacional.
Adega Quinta da Faísca
A seleção dos premiados nacionais e internacionais deste concurso único é um momento de celebração da excelência do serviço em sete categorias que visam premiar as melhores práticas de enoturismo  a nível mundial.


Para a criação da Secret Spot Wines, a escolha do local para a vinificação recaiu nesta adega, que permite conciliar as tradicionais práticas vínicolas durienses com as mais modernas vertentes da enologia.

Simples e funcional, aberta e quase um prolongamento da Natureza que a rodeia, nesta adega agora premiada são vinificadas as uvas para vinhos como o Vale da Poupa ou Secret Spot, com um perfil organoléptico único e excelente relação preço/qualidade, cuja distribuição, em território nacional, é assegurada pela Decante Vinhos .

A Quinta da Faísca possui um total de 17 hectares de vinha, onde predominam as castas brancas – Moscatel Galego Branco, Gouveio, Viosinho, Verdelho, Rabigato, Códega, entre outras, e as tintas – Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Pinot Noir, entre outras.

Os Secret Spot Wines são ainda oriundos de pequenas parcelas que expressam complexidade, elegância, e estrutura, fruto de vinhas muito velhas localizadas em diversos vales como Vale de Mendiz ou  Vale do Rio Torto, entre outros.

Com uma produção média anual de 65 mil litros, em 2013 a empresa faturou cerca de 350 mil euros, sendo que metade da sua produção é destinada à exportação, destacando-se países como Alemanha, Suíça, Dinamarca, Finlândia e Liechenstein, e a nova aposta na internacionalização recai agora em mercados como Brasil, Estados Unidos e Canadá.

Comentários

Mensagens populares