M. Chapoutier: Embaixador Côtes-du-Rhône em Portugal
Michel Chapoutier, representante e alma da casa francesa que herda o nome da sua família, é um dos mais reconhecidos produtores de vinho da região Côtes-du-Rhône, sendo um dos percursores da prática de agricultura biodinâmica.
A história da produção de vinhos da família Chapoutier remonta a 1808, compilando mais de dois séculos de sabedoria de gerações que tinham em comum a ambição de produzir vinhos de excecional qualidade. Em 1990, o projeto ganha nova vida pelas mãos de Michel Chapoutier, o neto dinâmico e irrequieto que comprou toda a propriedade ao seu avô criando a sua própria marca e elevando o nome da família aos quatro cantos do mundo.
Michel Chapoutier é um dos mais reconhecidos produtores do Rhône e um dos principais embaixadores da região e dos vinhos franceses. Com uma paixão desmedida pelo terroir que o envolve, tem como objetivo produzir vinhos que, “mesmo não sendo os melhores, sejam um retrato fiel do seu terroir”, com o menor impacto possível no ecossistema de forma a preservar a riqueza e originalidade dos sabores.
Michel Chapoutier é por isso um dos rostos mais proativos na produção biodinâmica de vinhos, filosofia que se estende às várias regiões e vinhas que estão sob a sua tutela – desde Côtes-du-Rhône, passando por Provence e Languedoc-Roousillon e chegando à Austrália e Portugal (Lisboa e Douro). As práticas de agricultura biodinâmicas consistem em formas de produzir vinhos sem utilizar produtos químicos ou agro-tóxicos, considerando apenas aspetos naturais do ecossistema.
Segundo estes princípios, a revitalização da terra é feita apenas através de meios naturais dispensando ao máximo o uso de pesticidas ou outros químicos. Apesar de ser uma técnica mais dispendiosa e lenta na produção é compensada pela natureza que funciona assim a favor dos vinhos, levando os sabores e aromas a outra dimensão.
Um dos clássicos do produtor, também um testemunho em garrafa desta filosofia, é produzido nas vinhas de Côte-Rôtie, uma das mais velhas de Côtes-du-Rhône. Diz a lenda que este local, em tempos propriedade do Siugneur de Maugiron, foi dividida pelas suas duas filhas – uma loira e uma morena, ganhando assim a designação de "Côte-Blonde" e "Côte-Brune". É a partir destas encostas que nasce o excecional tinto Côte-Rôtie “Les Bécasses”, produzido a partir da casta Syrah.
A cor, vermelho profundo, sugere aromas de frutos vermelhos e especiarias com um toque de azeitona preta em contraste com rosmaninho. Na boca revela-se amplo e profundo, com sabores de madeira e especialistas. O final é elegante e consistente com um toque suave de baunilha.
Um vinho que herda mais de dois seculos de história da casa Chapoutier e convida a abrir a garrafa para explorar os motivos que fazem da região do Rhône uma das mais cobiçadas do mundo. Já disponível no mercado nacional em exclusivo pela OnWine Distribuição Nacional.
Côte-Rôtie “Les Bécasses”
P.V.P.: 70,90€
Comentários
Enviar um comentário