Quinta de Sant’Ana apresenta monocasta Touriga Nacional

Após cumprir o objetivo de produzir vinhos a partir de castas internacionais, chegou a vez de produzir um monocasta com a casta rainha em Portugal. O novo Touriga Nacional 2011 já está disponível no mercado juntando-se ao conjunto de referências de luxo do produtor.
Quinta de Sant’Ana

A Quinta de Sant’Ana, propriedade histórica localizada na pitoresca vila de Gradil, em Mafra, é um dos verdadeiros refúgios que rodeia a capital ficando apenas a 30 minutos de distância. Esta quinta, que já passou pelas mãos de nobres figuras da História de Portugal como Rei D. Luís (1838 - 1889), conta com 10 hectares de vinhas dedicadas à produção de vinhos de elevada qualidade.

Apesar de origens remotamente distantes, é no final da década de 60 que o projeto da Quinta de Sant’Ana dá os primeiros passos para se tornar naquilo que é hoje. O Alemão Barão Gustav von Fürstenberg, que adquiriu a propriedade em 1969 para se instalar com a sua família, viu-se obrigado a sair de Portugal e a regressar à Alemanha até ao 25 de Abril. Após a revolução de 1974 a Quinta foi resgatada por um leal amigo da família, Joaquim do Val Morais, e muitos anos depois (1992), retomada por James Frost, que casou com uma das filhas do Barão, Ann.

James e Ann dedicam-se, atualmente, a três atividades principais: produção de vinhos de qualidade superior, enoturismo na Quinta de Sant’Ana e organização de eventos personalizados na propriedade. Com a filosofia de potenciar a região, os seus vinhos e gastronomia, tem conquistado os mais altos elogios quer em Portugal quer no estrangeiro.

Nos vinhos, são aclamados pela qualidade irrepreensível e atrevimento na utilização de castas que, apesar de desafiantes têm impressionado até os mais cépticos. Exemplo disso são castas como Alvarinho, que beneficia da brisa atlântica e da exposição solar criando um vinho revigorante e surpreendente, ou castas internacionais como Riesling, uma das raríssimas interpretações nacionais da casta de génese alemã.
Quinta de Sant’Ana Touriga Nacional 2011
Recentemente lançaram-se na aventura de reinterpretar a casta mais tradicional em Portugal, produzindo um vinho elegante e com imenso potencial gastronómico. Quinta de Sant’Ana Touriga Nacional 2011 é a novidade do produtor, tendo sido submetido a um envelhecimento em barricas de carvalho francês durante 12 meses. O resultado é um vinho sofisticado marcado pela intensidade dos aromas e boa estrutura, com um excelente equilíbrio entre acidez e taninos musculados tornando-se num vinho encorpado mas repleto de vivacidade devido à imensa frescura.

Este novo vinho vem desempatar as referências até então disponibilizadas pelo produtor, que contavam cinco tintos e cinco brancos. Uma aposta segura e clássica com o selo de garantia da Quinta de Sant’Ana que trabalha com empenho e dedicação para apresentar o melhor dos vinhos da região.

Comentários

Mensagens populares