Azamor: a autenticidade do Alentejo em tintos de eleição

Nascidos numa das regiões mais altas do Alentejo, os vinhos Azamor herdam as caraterísticas únicas do terroir onde são concebidos. Um produtor dedicado a produzir apenas tintos de eleição que desafiam os sentidos pela sua complexidade fora de série e qualidade superior, com destaque para o topo de gama ICON d’AZAMOR 2004 que conta agora dez anos de história em garrafa.

Os vinhos Azamor, são o retrato fiel do terroir onde são produzidos. Um projeto que nasceu da paixão e vontade de explorar o melhor do Alentejo num sítio mágico que só dá aquilo que promete, nem mais, nem menos.

Foi pelas mãos de Alison Luiz Gomes, de nacionalidade inglesa, e Joaquim Luiz Gomes, que o “projeto boutique” Azamor, como gostam de lhe chamar, ganhou vida. O nome, inspirado na cidade marroquina Az-Zammur, que em português significa as oliveiras, confere-lhe um lado misterioso e cativante que se estende aos seus próprios vinhos.

Vinhos com perfil intenso e maduro que combinam de forma harmoniosa a autenticidade e tipicidade da região com a contemporaneidade e inovação das adegas. Esta filosofia arrojada assumida pelo produtor começa na vinha, com a produção de castas tradicionais portuguesas (Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira )e castas internacionais (Syrah, Merlot, Petit Verdot e Alicante Bouschet).  O resultado são vinhos complexos mas elegantes, que surpreendem e desafiam até os verdadeiros conhecedores. 
ICON d’AZAMOR 2004
O ícone do produtor, afirmado no próprio rótulo, é relançado dez anos depois no mercado - apenas 300 garrafas. ICON d’AZAMOR 2004 é um vinho inimitável que prova a sua longevidade em garrafa, de qualidade irrepreensível que surpreende desde o primeiro contacto. Fresco e profundo, desde logo sugere uma excelente aptidão gastronómica sendo que só por si serve de companhia para os dias mais frescos. O caráter forte deste vinho contrasta com a sua elegância prometendo uma experiência memorável.

Elaborado a partir da combinação de três castas - Syrah (55%), Alicante Bouschet (35%) e Touriga Franca (10%) - as uvas, resultado da colheita de 2004, foram colhidas à mão sendo depois rigorosamente selecionadas na vinha. Após os processos de vinificação e fermentação, foi submetido a um estágio em barricas novas de carvalho Francês e Americano durante 16 meses.

O resultado é um vinho de cor rubi intensa, com laivos acastanhados. Os aromas, de enorme profundidade, sugerem uma complexidade de fruta que lhe confere uma estrutura redonda e densa. Na boca é poderoso mas elegante com taninos macios conduzindo a um final longo e persistente. 

Com a primeira edição em 2008, ICON d’AZAMOR 2004 é a estrela do produtor. Um vinho com perfil em harmonia com a filosofia de todos os vinhos Azamor que evoluíram até atingir o posicionamento elevado que os identifica. Um projeto que contou, ao longo dos anos, com a colaboração de vários apaixonados pela região deixando a sua marca na história destes néctares. 

Icon d’Azamor 2004
PVP: 60,00€

Sobre Azamor:

A Herdade foi comprada em 1998 por Alison Luiz Gomes e pelo meu marido, Joaquim Luiz Gomes. Aquisição lógica já que a herdade pertencia à família Luiz Gomes desde há muitos anos. O perfil dos vinhos Azamor foi evoluindo ao longo dos anos até atingirem o posicionamento pretendido. 

Com equipamento e técnicas modernas, o objectivo é que os seus vinhos reflictam as variedades das castas e consigam vinhos com um lote único.

A propriedade tem um total de 260 hectares, dos quais 27 hectares são plantados com vinhas, 140 hectares de olival e em 30 hectares estão plantados sobreiros e pinheiros, sendo que na restante propriedade se desenvolve a criação de cavalos Lusitanos.

Azamor exporta 80% da sua produção total que são cerca de 80.000 garrafas por ano. Os destinos são quase exclusivamente para a Europa: Reino Unido (um mercado familiar para Alison Luiz Gomes), Alemanha, Luxemburgo, Suécia e Suíça.

Mais sobre os vinhos Azamor: http://www.azamor.com

Comentários

Mensagens populares