Adega de Borba arrecada ouro aos alemães com Montes Claros Garrafeira 2011

A Adega de Borba alcançou uma das mais cobiçadas medalhas na edição de verão do grande concurso alemão Mundus Vini 2014 - Summer Tasting: a Medalha de Ouro pelo vinho Montes Claros Garrafeira 2011. Para Manuel Rocha, CEO da Adega de Borba, “Este é um prémio muito importante para a história do Montes Claros Garrafeira que irá despertar a curiosidade desta nova colheita de 2011 no mercado. Depois de uma colheita de 2009 que nos deixa as melhores recordações, este prémio de Montes Claros Garrafeira 2011 abre as hostilidades para mais um sucesso à mesa dos maiores apreciadores”.
O Montes Claros “Garrafeira” é um vinho elaborado a partir de uma seleção prévia de vinhas velhas instaladas em solos de xisto, com controlo rigoroso da produtividade de uva e acompanhamento da evolução da maturação em cada casta e talhão específico. Este processo envolve extremo cuidado na produção de uvas de qualidade extra. 

Na chegada à Adega as uvas são esmagadas suavemente com desengace total, ao qual se segue o processo de fermentação alcoólica em lagar de inox, com pisa mecânica moderada, terminando em maceração durante 10 dias, sob controlo de temperatura a 24ºC. A fermentação malolática ocorre em barricas de 1.ª utilização de carvalho francês, americano e castanho, ao qual se segue um estágio de 12 meses nas mesmas barricas. Após ligeira filtração, ocorre o engarrafamento e um estágio final em cave de 30 meses em garrafa.

Todo este processo resulta num vinho de excelente qualidade, merecedor do prémio alemão; galardão que se fica a dever à limpidez e cor granada profunda, à boa intensidade aromática, com destaque nas notas de frutos vermelhos em compota, café, chocolate e especiarias e ao seu sabor macio, com frescura frutada, excelente estrutura, ligeira adstringência especiada e tostada, com taninos silvestres, mas suaves e encorpados. Para terminar, um final gordo muito prolongado, com equilíbrio, elegância e persistência.

Este é um grande exemplar do Alentejo que saiu como um dos grandes vencedores do Mundus Vini 2014 – Summer Tasting, a região que arrecadou a maioria das medalhas de Ouro atribuídas a Portugal. Para além deste prémio, a Adega de Borba ganhou ainda duas medalhas de Prata pelo Montes Claros Reserva Branco 2013 e pelo Adega de Borba Rosé 2013.

Montes Claros Garrafeira 2011 tem um PVP Recomendado de 12,49 Euros e estará disponível no mercado a partir de Outubro de 2014.
Site da Adega de www.adegaborba.pt e loja online www.adegaborba.pt/loja

Comentários

Mensagens populares