Alberto Carneiro ilustra rótulos Esporão Reserva e Private Selection 2013

O conceituado artista plástico foi convidado para ilustrar os rótulos das novas colheitas de Esporão Reserva e Private Selection. Os Brancos são os primeiros a chegar ao mercado, ostentando a reprodução de obras originais do artista. 

Desde o seu primeiro vinho de Esporão Reserva, de 1985, o Esporão mantém a tradição de enriquecer e personalizar os rótulos de cada colheita, unindo a cultura universal do vinho e da arte. Chegam agora ao mercado os aguardados Esporão Reserva Branco 2013 e Esporão Private Selection Branco 2013, que comprovam a consistência e o caráter típico do terroir singular proporcionado pela Herdade do Esporão. Para ilustrar os rótulos Esporão a serem lançados este ano foi convidado Alberto Carneiro, reconhecido artista plástico e escultor.

Inspirado na paisagem alentejana e fiel aos princípios orientadores da sua própria obra, Alberto Carneiro desenhou uma narrativa que começa com a representação de uma árvore e quatro nuvens e termina no último rótulo com a inversão numérica destes elementos. O pintor, que desenvolve em todo o seu trabalho uma íntima relação entre a sua arte e a Natureza, elegeu cores planas e primárias, onde o mistério e a perceção do desenho se faz por uma observação mais atenta e analítica.

Mantendo o seu carácter, os vinhos revelam as características do ano da colheita, marcado por uma Primavera chuvosa, seguida de um Verão seco com temperaturas elevadas, mas compensadas por noites frescas, possibilitando a maturação ideal e consistente das uvas. A viticultura seguiu práticas agrícolas de produção integrada, que assenta na racionalização dos recursos naturais e utilização dos mecanismos de regulação natural, contribuindo para uma agricultura sustentável e frutos de maior qualidade.

De autoria da equipa de enologia do Esporão, composta pelo luso-australiano David Baverstock, uma referência na enologia portuguesa, e Sandra Alves, responsável pela produção dos vinhos brancos do Esporão, estes Reserva e Private Selection são vinhos que apresentam perfis e filosofias bem distintas. 
Esporão Reserva Branco 2013
O Esporão Reserva Branco 2013, um clássico do Alentejo e um dos vinhos mais apreciados e emblemáticos do produtor, resulta da criteriosa seleção e conjugação das uvas das castas DOC Alentejo, Arinto, Antão Vaz e Roupeiro, e da casta internacional Semillon, todas provenientes da Herdade do Esporão. Após fermentação, o vinho permanece 6 meses em estágio sobre as borras finas, em cubas de inox e em barricas novas de carvalho americano e francês.

Com um aspeto cristalino e cor palha com reflexos esverdeados, este vinho sugere aromas ricos com notas de toranja e pêssego. Na boa é cremoso mas complexo, revelando um excelente equilíbrio preenchido pela fruta, alguma mineralidade e um final longo e fresco.
Esporão Private Selection Branco 2013
O Esporão Private Selection Branco 2013 é o vinho branco mais exclusivo do Esporão, desafiando o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo. A sua personalidade e complexidade resultam das condições climatéricas singulares, da seleção das melhores uvas provenientes do terroir único da Herdade do Esporão, e da criatividade e inconformismo dos enólogos. Elaborado unicamente a partir da casta Semillon, também em modo de produção integrada, estagiou durante 6 meses “sur lie” com “batonnage”. Neste processo, o vinho permanece em contacto com as próprias borras, após a fermentação alcoólica, que são periodicamente movidas, adquirindo uma maior intensidade aromática, corpo e textura.

O resultado é um vinho frutado e profundamente aromático com registo tropical combinado com laivos de chocolate branco e tosta da madeira de carvalho, num conjunto complexo e harmonioso. No palato é rico e elegante, com bom equilíbrio e persistência na boca. 

Para João Roquette, CEO do Esporão, “Os vinhos Esporão, os primeiros a serem produzidos pela empresa, são aqueles que melhor traduzem a nossa filosofia e forma de produzir. Desde as uvas, produzidas segundo o modo de produção integrada, aos rótulos, com uma forte ligação à arte e à cultura, passando pelo cuidadoso trabalho das equipas agrícola e de enologia, para assegurar a máxima qualidade e consistência, os vinhos Esporão marcam, a cada nova colheita, um capítulo importante da nossa história”.  

Sobre o Esporão:
Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. 

Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. Na continuidade do projeto do Esporão está a Quinta dos Murças, propriedade na região do Douro, onde são produzidos vinhos de terroir com selo de garantia Esporão.

O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

A abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam o prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”. O Esporão foi também distinguido com o prémio nos “Green Project Awards 2013” pelas práticas de produção agrícola sustentável e obteve menção honrosa pelos projectos de redução de água, energia e resíduos. 

Em 2014, o Esporão venceu os “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”. 

Saiba mais sobre o Esporão em:


Comentários

Mensagens populares