Prova de Vinhos de Carcavelos


Prova de Vinhos de Carcavelos
Por convite do Elias Macovela no 2º aniversário do seu blog O Vinho é efémero, foi por ele organizada uma prova de vinhos de Carcavelos “Conde de Oeiras” na Adega e Vinha do Casal da Manteiga, pertença da Câmara Municipal de Oeiras.


O vinho de Carcavelos é um vinho generoso que à semelhança do vinho do Porto é beneficiado com a adição de aguardente, sendo depois obrigatório o estágio em madeira durante 2 anos e seis meses em garrafa.


As castas a utilizar na elaboração do vinho DOC Carcavelos são as seguintes:
a)    Castas recomendadas, num mínimo de 75%:
a.     Brancas: Galego Dourado, Boal, Ratinho e Arinto;
b.     Tintas: Periquita (Santarém ou Trincadeira) e Preto-Martinho (Negra-Mole);
b)    Castas autorizadas, até ao máximo de 25%:
a.     Brancas: Rabo-de-Ovelha e Seara-Nova;
b.     Tintas: Trincadeira-Preta (Espadeiro ou Torneiro).


Depois de introduzidos ao contexto histórico da Adega e Vinha do Casal da Manteiga, iniciamos a visita às instalações, modernizada recentemente pela Câmara Municipal de Oeiras.

Iniciou-se depois a prova de vinhos de Carcavelos, com várias experiências e comparações entre diversos vinhos de vários anos, estágios em madeira de carvalho, muito interessante, as diversas experiências que estão a ser feitas para atingir um produto final de qualidade e representativo do Vinho de Carcavelos.


São vinhos com cores maravilhosas, que marcam pela sua acidez e frescura, aromas a frutos secos, muito agradáveis na boca, aveludados, untuosos, com excelente persistência e final prolongado.


Um património valioso, que está a ser recuperado, representativo da nossa história, que deve ser apoiado e divulgado.


Links:

Comentários

Mensagens populares