Vinha da Ponte 2010 alcança pontuação máxima em prova de Robert Parker


Vinha da Ponte 2010

A colheita especial “monovinha” da Quinta do Crasto mereceu 95 pontos na prova de 567 vinhos portugueses realizada por Mark Squires, provador de Robert Parker, sendo considerado o melhor vinho tinto de 2010

O Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2010 esteve em destaque no painel de prova de vinhos portugueses, publicado este mês no site do mais influente crítico internacional Robert Parker. Mark Squires, provador de Parker para os vinhos portugueses, atribuiu a pontuação máxima – 95 pontos a este vinho, sendo o mais bem pontuado tinto de 2010. 

Entre os 567 vinhos provados, a Quinta do Crasto foi um dos produtores mais bem posicionados neste painel, contando com seis vinhos acima dos 90 pontos, entre eles, Touriga Nacional 2010 (94 pontos), Vinha Maria Teresa 2009 (94 pontos), Tinta Roriz 2010 (92 pontos), Reserva Vinhas Velhas 2010 (92 pontos) e Crasto Superior 2010 (90 pontos).

Considerado um dos vinhos mais emblemáticos da Quinta do Crasto, o Vinha da Ponte 2010 é um “monovinha”, elaborado com uvas desta vinha centenária e apenas engarrafado em colheitas especiais. Após uma rigorosa seleção das melhores uvas da Vinha da Ponte, o vinho é pisado a pé em lagares tradicionais e estagia durante 20 meses em barricas de carvalho francês.

Mark Squires destaca na sua nota de prova que se trata de um vinho “candidato a colheita do ano. Com um início gracioso, demonstra grande potência após oxigenação, mantendo equilíbrio e elegância.” O provador menciona que, apesar das dificuldades sentidas na colheita de 2010, a Quinta do Crasto foi um dos produtores que melhor conseguiu superar o desafio, não apenas no Vinha da Ponte, como em todos os vinhos da colheita de 2010, que apresentam uma excelente relação qualidade/preço.

Para Tomás Roquette, administrador da Quinta do Crasto, “Embora a pontuação do Vinha da Ponte seja, de facto, o marco mais extraordinário deste painel, para a Quinta do Crasto o maior reconhecimento está na consistência de toda a gama de vinhos. Além de contar com seis vinhos com pontuação superior a 90, um feito notável, os vinhos de gama de entrada – Crasto Branco 2011 e Crasto Tinto 2010, alcançaram pontuações muito positivas para o seu segmento, com 89 e 88 pontos respetivamente”.  


Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2010 (75 CL)
P.V.P: 90,00 €
Situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto, é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais, 70 são ocupados por vinhas. Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século.

Os importantes investimentos realizados nos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e instalações de vinificação, garantindo assim a produção de vinhos de mesa de elevada qualidade tais como o Crasto Branco e Tinto, Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas, Monovarietais (Tinta Roriz e Touriga Nacional) e Monovinhas (Vinha da Ponte e Vinha Maria Teresa), bem como categorias especiais de Vinho do Porto (Finest Reserve, LBV e Vintage). Mais recentemente, a Quinta do Crasto iniciou também a produção de azeites de categoria superior, contando com duas referências: Azeite Premium e Azeite Selection.                              


Sobre a Heritage Wines

A Heritage Wines (HW) representa marcas e produtores de grande distinção que são referências de qualidade nas suas respectivas regiões. Encontram-se unidos pela tradição familiar, a inspiração criativa e a dedicação intransigente à qualidade.

A HW distribui uma gama de produtos de excelência, onde se destacam no segmento de champagne, os famosos Bollinger e Ayala, os vinhos Quinta do Crasto, Roda e Mouchão, os vinhos do Porto das famosas caves Croft, Taylor's, Fonseca, Romariz e ainda uma linha de azeites Premium Taylor’s, Quinta do Crasto, Mouchão e Santo António e ainda os chocolates Brix. Para mais informações, consulte www.heritagewines.pt

Comentários

Mensagens populares