‘Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011’: a segunda edição de um vinho “de sonho”

O Inverno húmido e o Verão quente e seco de 2011 elevaram as condições para a produção de grandes vinhos de Norte a Sul do país. Após a estreia – há precisamente dois anos e com origem na vindima de 2009 – é da “estrondosa” colheita de 2011 que chega agora ao mercado a segunda edição do ‘Quinta do Pôpa Homenagem’, um vinho que reflecte a mais sentida e profunda homenagem ao avô Pôpa (Francisco Ferreira); o tributo ao homem, ao sonho que carregou e a todos os que fizeram da Quinta do Pôpa um dos produtores durienses de referência do momento. 
Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011
Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011
O ‘Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011’ prima pela sua elegância e exuberância como néctar – um vinho de excelência e um verdadeiro DOC Douro sedoso e volumoso – e na sua embalagem – uma caixa de design ímpar, dactilografada com o tributo dos netos ao avô; ideal para consumo e oferta em momentos especiais.
Na base deste ‘Homenagem’ está a tradicional e nobre Touriga Nacional que lhe confere a cor intensa e profunda e a abundância dos aromas mais primários da sua vinha, a Tinta Roriz que traz a acidez necessária e o toque aveludado que fazem deste vinho, uma sugestão bastante exuberante. 

Este blend é finalizado com a introdução da casta Tinto Cão que lhe transmite a delicadeza dos aromas florais e o equilíbrio perfeito entre taninos, acidez e açúcar. 
Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011
Juntas, estas três castas fazem deste ‘Homenagem’ uma verdadeira experiência sensorial: a primeira sensação leva-nos para uma frescura dada pelo lado mentolado; numa segunda sensação prevalecem as notas de fruta madura, dadas pela amora e ameixa pretas; para finalizar, as notas de especiarias dadas pelo estágio em barrica de carvalho francês.

Um vinho bastante cuidado que passou por uma criteriosa selecção na vinha e adega, e diferentes processos de vinificação, desde pisa a pé em lagares de inox ao estágio em barricas de carvalho francês, das quais 40% são novas e 60% de segundo e terceiro ano, onde estagiou durante 9 meses. Todas estas condições deram origem a um vinho concentrado, expressivo e de alta qualidade. Um tinto intenso, volumoso e estruturado que pede gastronomia à altura, como cabrito assado, chanfana ou arroz de cabidela. 
Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011
São pouco mais de 1000 garrafas que estarão a partir de agora disponíveis para quem quiser ter o Douro profundo e intensidade da região em garrafa. O avô Pôpa estará certamente muito orgulhoso desta continuada homenagem que a família, o Douro e as suas vinhas lhe prestam. Um vinho de sonho, uma verdadeira homenagem e mais um momento que ficará para sempre registado na história da Quinta do Pôpa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011
PVP: € 40,00  •  Garrafas: 1.333  •   Álc.: 14,5%  •  Acidez Total: 5,6g/l  •  pH: 3,58


Comentários

Mensagens populares