Herdade do Cebolal – Novas Colheitas - O Terroir dos Terroirs

“A Herdade do Cebolal é a empresa vitivinícola mais antiga da Costa Alentejana a produzir vinhos desde meados do século XIX e a engarrafar vinhos certificados desde os anos quarenta. Localiza-se junto à aldeia de Vale das Éguas a cerca de 17Km de Santiago do Cacém e a 10Km da Praia de Porto Covo. A proximidade do Atlântico e os seus vales verdes de solos complexos faz com que o seu clima seja mais temperado e frio do que no resto da região, o que contribui para um terroir único.”
Herdade do Cebolal – Novos Colheitas o Terroir dos Terroirs
Luis Mota Capitão apresentou no Restaurante Abre Latas os seus novos vinhos da Herdade do Cebolal, com grande paixão pelo seu trabalho, cativador, apresentou os seu novos três vinhos que saíram para o mercado brevemente, expoente máximo do terroir e blend de terroirs. São vinhos elegantes, gastronómicos e que dão imenso prazer beber, podem ser bebidos desde já, mas será muito agradável verificar a sua evolução ao longo do tempo.
Herdade do Cebolal – Novos Colheitas o Terroir dos Terroirs
Herdade do Cebolal Parcela Xisto 2014
Vinho com uma cor límpida, profunda, com uma tonalidade rubi, nariz limpo sem defeitos, com uma intensidade média, aroma perfumado, violetas, herbáceo, verde, marzia, arbustos da orla costeira, iodo, terra molhada, frescor.
Herdade do Cebolal Parcela Xisto 2014
Herdade do Cebolal Parcela Xisto 2014
Na boca é um vinho seco, taninos persistentes mas elegantes, com uma acidez alta, frescura, álcool médio e intensidade pronunciada, com um corpo médio (+), estruturado em toda a boca, mineral, sabores salinos no meio da língua e centro da boca, terra molhada, ligeira adstringência, com um final de boca muito agradável, ligeiro verde e amargor, persistente médio (+). É um vinho de com um nível de qualidade muito bom, demonstrativo do seu local de nascimento, rustico, gostoso, de grande prazer beber, pode ser bebido agora, mas o seu grande potencial será para envelhecimento e ver a sua evolução ao longo dos anos. 
É um vinho muito gastronómico que acompanhou muito bem com uma espetada de polvo, pimento, tomate e azeitona, excelente harmonia com o polvo a acompanhar a salinidade do vinho, os pimentos e tomate o verde e amargor, e finalmente a azeitona num paladar mais terroso.

Herdade do Cebolal Parcela Calcário 2014
Herdade do Cebolal Parcela Calcário 2014
Herdade do Cebolal Parcela Calcário 2014
Vinho com uma cor límpida, profunda, com uma tonalidade violeta, nariz limpo sem defeitos, com uma intensidade média, aroma frutado, frutos vermelhos, cereja, chá preto, na boca é um vinho seco, taninos firmes que se agarram ao céu-da-boca, com uma acidez alta, frescura, álcool médio e intensidade pronunciada, com um corpo médio (+), estruturado, mineral, salino, picante, com um final de boca muito agradável, persistente médio (+). É um vinho de com um nível de qualidade muito bom, pode ser bebido agora ou ser guardado, tendo potencial para envelhecimento.
Acompanhou muito bem com queijo e orégãos que combinaram com a acidez secura do vinho e doce de mosto de uva que harmonizou com o frutado do vinho.

Herdade do Cebolal Parcela Calcário e Xisto 2014
 Herdade do Cebolal Parcela Calcário e Xisto 2014

Herdade do Cebolal Parcela Calcário e Xisto 2014
Vinho com uma cor límpida, profunda, com uma tonalidade rubi, nariz limpo sem defeitos, com uma intensidade média, aroma frutado, frutos vermelhos, arbustos, vegetal, iodo, na boca é um vinho seco, taninos firmes, com uma acidez alta, frescura, álcool médio e intensidade pronunciada, com um corpo médio (+), estruturado, mineral, salino, picante no centro da língua, com um final de boca muito agradável, rico, complexo, persistente médio (+). É um vinho de com um nível de qualidade muito bom, pode ser bebido agora ou ser guardado, tendo potencial para envelhecimento.
Acompanhou muito bem com mousse de beterraba e o vegetal do vinho e peixe-agulha com o mineral e salinidade do vinho.

Comentários

Mensagens populares