Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014

A crescente qualidade deste branco, considerado um dos topos de gama do Douro, valeu-lhe, a partir do ano passado, o estatuto de Grande Reserva. Uma “formalidade”, garante o produtor.

Desde o ano passado que o clássico Branco da Gaivosa Reserva passou a ser designado como Branco da Gaivosa Grande Reserva. Lançado apenas em anos de qualidade excecional há mais de uma década, este vinho segue uma rigorosa receita, desde a vinha até à adega. As uvas são tratadas com o mesmo cuidado, a produção orientada pelos mesmos métodos tradicionais e o envelhecimento continua paciente. Então, o que mudou?
Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014
Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014
O que mudou não foi a forma como é feito o vinho, mas sim a própria qualidade das uvas que aumentou significativamente nos últimos anos e que passou a exigir mais justiça no rótulo. Por esse motivo, o vinho foi submetido à categoria de Grande Reserva, aprovada por unanimidade. Para o produtor, esta mudança não passou de uma “mera formalidade, já que o perfil do vinho mantém a qualidade e a consistência de sempre”. 

Ao mercado acaba de chegar uma nova colheita, a segunda com esta nova designação. O Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014 é elaborado à base das castas Malvasia Fina, Gouveio, Avesso e Arinto, provenientes de vinhas com mais de 20 anos de idade. Passa depois por um estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês com “batônnage”, o que lhe confere intensidade aromática, corpo e textura.

É um vinho exigente, até para palatos mais apurados, pedindo companhia à mesa. A sua aptidão gastronómica permite-lhe acompanhar bem pratos de peixes gordos, como salmão ou bacalhau, assim como pratos de carne com molhos suaves. Para melhor usufruir deste vinho, é preciso primeiro decantar para depois encantar. Recomenda-se uma espera de 30 minutos e o serviço a 12ºC. 

Apesar da tentação de abrir já a garrafa para celebrar a chegada do bom tempo, este é um vinho com potencial de guarda. Um branco que quanto mais velho, melhor.

Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014 PVP: 28,90€

Alves de Sousa

Comentários

Mensagens populares