Porto Extravaganza 2017

São indescritíveis os sentimentos que este evento me provoca. Para quem já era apaixonado pelo Douro e os seus vinhos do Porto, este evento foi a constatação do sentimento que já me invadia há muito tempo.
Niepoort Garrafeiras
Niepoort Garrafeiras
Que vinhos maravilhosos, variados, elegantes, tanta história junta, de pessoas que tanto trabalharam, sofreram para produzir os vinhos, que os guardaram com todo o carinho e atenção, que os refrescaram, que os mantiveram vivos, quantas vidas e pessoas se cruzaram, quando num momento único de deleite, eu bebi aqueles vinhos.
Niepoort Garrafeira 1931
Niepoort Garrafeira 1931
Finalmente essas pessoas podem descansar e estar muito orgulhosas, foi cumprido o objectivo de cada garrafa, a satisfação plena e divina de beber um pouco deste vinho e da sua grande epopeia, desde as encostas do Douro, até ao seu armazenamento; por quantas mãos calejadas, rostos escurecidos pelo calor, gotas de suor, alegrias e tristezas, passaram cada um destes vinhos. A todos eles só posso estar eternamente agradecido, o seu trabalho não foi em vão, e quero dar a conhecer estes vinhos a todos os portugueses, porque aqui reside a verdadeira essência do povo português e de Portugal.
Demijon Niepoort Garrafeira 1964
Demijon Niepoort Garrafeira 1964
Só mesmo um grande povo, com uma grande história, pode produzir vinhos assim, que provocam emoção, que fazem sonhar, que transmitem um prazer imenso, sem comparação. Que outro pais do mundo tem vinhos destes, únicos, com esta longevidade, e ao mesmo tempo jovens, frescos, com muito mais tempo pela frente. Que outro pais produz vinhos assim?
Prova Symington Family Estates
Prova Symington Family Estates
Depois existem pessoas teimosas, com grande paixão, que teimam em navegar contra a corrente e a turbulência dos tempos modernos e têm a coragem de organizar eventos destes, estes são os verdadeiros exemplos a seguir, que por paixão e dedicação pessoal, tornam estes eventos possíveis e privilegiam, assim, umas dezenas de sortudos como eu, com três dias de uma experiência emocional e sensorial dificilmente igualável. Essa pessoa tem um nome que todos os apaixonados pelos vinhos do Porto devem saber: Paulo Cruz do Bar do Binho, a quem dedico este artigo e torno público.
Dow´s Vintage 1945
Dow´s Vintage 1945
Agradeço também a todos os produtores e aos seus antepassados envolvidos, que tiveram a visão e a coragem de produzir e guardar estes vinhos, de os passar de geração em geração e de sabiamente esperar, esperar que o tempo fizesse o seu trabalho. Que com todo o seu saber e dedicação explicaram cada um dos vinhos, neste evento, como se parte da sua família se tratassem.
Graham's Ne Oublie
Graham's Ne Oublie
Não posso deixar de expressar também o meu agradecimento ao Engenheiro Bento Amaral, expoente máximo da sabedoria da história destes vinhos, da sua análise sensorial, cujas palavras absorvo sempre atentamente, encantador nas suas explicações.
Engenheiro Bento Amaral
Engenheiro Bento Amaral
Também à Teresa Gomes e sua equipa, que com o maior profissionalismo, tratou da apresentação e serviço dos vinhos, nos tempos certos, à temperatura ideal, tornando a experiência e a prova de vinhos num momento mágico, sem erros ou distracções. 
Porto Extravaganza 2017
Por fim, uma tristeza permaneceu … tanta importância se dá a actos insignificantes da nossa sociedade na imprensa portuguesa e a este evento, salvo raras excepções, como a reportagem da SIC, passou despercebido mais uma vez à maioria dos portugueses. 
Chocolates do Chef Francisco Siopa
Chocolates do Chef Francisco Siopa
Curioso como conheci alguns intervenientes estrangeiros nas provas, como demonstravam o seu encantamento e espanto com os vinhos, que grande entusiasmo eles transmitiam … era este entusiasmo que eu um dia gostaria de ver em mais Portugueses, na defesa da história dos seus vinhos e Terroirs, do vinho do Porto como bebida de eleição nacional. Nós deveríamos ter um grande orgulho nestes vinhos do Porto e deveríamos ser os primeiros a conhece-los melhor que ninguém, na suas diversas categorias.
Porto Extravaganza 2017
Espero por mais Extravaganzas, são estes eventos que nos enriquecem, culturalmente, emocionalmente, que tornam a nossa vida com dias muito mais alegres, agradáveis e envolventes.
Vinhos do Porto e vinhos finos do Douro do século XIX 1850 - 1900 Os testemunhos do passado
Vinhos do Porto e vinhos finos do Douro do século XIX 1850 - 1900 Os testemunhos do passado
Obrigado Paulo Cruz, eu espero que vivas muitos mais anos e faças outros tantos Extravaganzas, porque Extravaganza passa a ser sinónimo de evento único, emoção, deleite, qualidade impar, sonho e prazer.
Paulo Cruz do Bar do Binho
Paulo Cruz do Bar do Binho
Niepoort Wines
Symington Family Estates
Porto Extravaganza 2017

Comentários

Mensagens populares