Atrelados à Ravasqueira

“Ligado há várias gerações à família José de Mello, o Monte da Ravasqueira está localizado no concelho de Arraiolos, a uma hora de distância de Lisboa, ocupando uma vasta área de paisagem tipicamente alentejana, cuja gestão e exploração é assegurada pela Sociedade Agrícola D. Diniz, SA.”
“Dotado de excelentes condições geológicas e climáticas para a produção do melhor vinho que o Alentejo pode oferecer, o Monte da Ravasqueira foi objecto de um forte investimento na plantação de vinha, bem como em equipamentos enológicos e instalações meteorológicas e fitossanitárias. 
Os investimentos realizados no Monte da Ravasqueira compreendem igualmente um conjunto de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento de um projecto de Enoturismo.”
“Assumindo o compromisso de produzir vinhos de qualidade distintiva, o Monte da Ravasqueira desenvolve também um conjunto de outras actividades ligadas à cortiça, azeite, mel, criação de gado bovino e engorda de porco preto alentejano.”      
É um lugar encantador com um microclima muito próprio, diferente da paisagem plana do Alentejo, aqui tudo tem uma identidade própria, o “Terroir”, as pessoas, os vinhos e a gastronomia.
Eu sou um adicto deste Monte da Ravasqueira, com esta é a terceira vez que a visito, e de cada vez a evolução tem sido sempre para melhor, ficando com a alma e ego renovados sempre que aqui passo algumas horas ou dias.
O programa ‘Atrelados à Ravasqueira’ desta vez incluiu, dormida no Monte (que grande privilégio), visita às vinhas e adega, museu dos atrelados, eventos gastronómicos, conversas e jogos à volta do vinho, que passo a explanar:
O alojamento – casa típicas alentejanas, pintadas a rigor, janelas bordeadas a azul, instalações e quartos condizentes, ambiente acolhedor, decoração típica e excelentes condições, que permitem uma estadia reconfortante e revigorante.
Os vinhos – que grande evolução tiveram, são de facto vinhos com a marca do “Terroir” Monte da Ravasqueira, não há que enganar, os vinhos e o Monte da Ravasqueira são uma entidade única, os enólogos (Pedro Pereira Gonçalves – Chief Winemaker e Vasco Rosa Santos – Assistant Winemaker) apostaram numa viticultura de precisão, chegando ao pormenor de acompanhamento de videira a videira, através de fotografia aérea, grande preocupação em usar tecnologias não evasivas para as plantas, como não usar pesticidas e herbicidas. 
O resultado está à vista nos vários vinhos apresentados, como os Reserva e os MR Premium, tudo o que o Monte da Ravasqueira oferece foi transmitido para os vinhos, os aromas, o sabor, a frescura imensa, a mineralidade, o equilíbrio e o prazer que os vinhos proporcionam ao ser bebidos. São vinhos de classe mundial, com uma identidade muito própria e o cunho do Monte da Ravasqueira. Veja mais aqui.
A gastronomia – sabores autênticos, maravilhosos, típicos, comida alentejana com a sua simplicidade encantadora, momentos únicos de prazer combinando na perfeição com os vinhos apresentados, um manjar dos Deuses. 
Tudo aqui é genuíno, desde as azeitonas, a manteiga, o queijo fresco, os enchidos, o azeite, o Bacalhau à Ravasqueira, o Borrego à Ravasqueira (fabuloso), o Bacalhau à Braz, a Carne de porco à Alentejana, os doces, o mel, as sobremesas típicas do Alentejo, uma lista de grandes prazeres da gastronomia alentejana. 
Tudo feito com um grande carinho e uma dedicação preciosa, pelas pessoas que aqui trabalham e aqui vivem, a elas estou muito agradecido e os meus sinceros parabéns. Veja mais aqui.
O Museu de atrelagens – Paixão do Dom José de Mello por cavalos e pela modalidade de atrelados – “O Monte da Ravasqueira” dispõe, no âmbito do seu projecto de Enoturismo, de uma importante colecção particular de arreios e carros de atrelagem de diferentes épocas e estilos.
Esta colecção é também uma forma de relembrar a conquista, em 1996, do Campeonato Mundo de Atrelagem, prova que foi ganha por Félix Brasseur, com o Falcão, o Fogoso, o Favorito e o Fraque, cavalos Puro-Sangue Lusitano da coudelaria que existiu, durante largos anos, no Monte da Ravasqueira.” Veja mais aqui.

Monte da Ravasqueira Syrah e Viognier 2013
Monte da Ravasqueira Reserva Tinto 2014

Nota: Publicarei brevemente notas individuais sobre cada vinho.
Um fim-de-semana maravilhoso, descontraído, na companhia de pessoas com a arte de bem receber, vinhos excelentes e comidas tradicionais muito saborosas, que saudades que eu já começo a ter.

Monte da Ravasqueira  

Comentários

Mensagens populares