Esporão alarga gama Quinta dos Murças com lançamento de Assobio Branco e Rosé 2013

Da propriedade do Esporão na região do Douro, a Quinta dos Murças, nascem dois novos vinhos, que dão continuidade ao projeto Assobio – Assobio Branco 2013 e Assobio Rosé 2013.  

Este lançamento surge na sequência da aposta do Esporão na região do Douro, onde contava já com duas referências nos vinhos tintos – Assobio Tinto e Quinta dos Murças Reserva, além dos vinhos do Porto, Quinta dos Murças Tawny 10 Anos e Quinta dos Murças Vintage 2011.

O alargamento da gama Assobio, que deve o seu nome às vinhas de maior altitude da propriedade,  vem comprovar a versatilidade e potencial da Quinta dos Murças na produção de vinhos de excelente qualidade e caracter.  

A colheita de estreia de Assobio Branco e Rosé caracterizou-se por estações de Inverno e Primavera muito chuvosas e com temperaturas baixas, seguidas de um Verão seco e quente. A vindima foi realizada antes das chuvas de Setembro, o que permitiu que as uvas tenham sido colhidas  num perfeito estado de maturação.  

Estes vinhos, da responsabilidade de David Baverstock e Sandra Alves. foram concebidos para expressar o potencial das castas tradicionais do Douro, respeitando a tradição vitivinícola da região, mas somando-lhe a abordagem inovadora da equipa de enologia do Esporão.
Assobio Branco 2013
Assobio Branco 2013 resulta da conjugação de três castas – Viosinho, Rabigato e Gouveio, cujas uvas foram colhidas e selecionadas manualmente. Um vinho  fresco e aromático, marcado pelas notas de citrinos com sugestões de lima e pelo sabor rico e elegante, no qual se evidenciam notas minerais.  
Assobio Rosé 2013
Por sua vez, Assobio Rosé 2013 combina Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Francisca, castas que revelam uma excelente harmonização e lhe conferem um perfil singular. Sedutor na cor e no aroma a fruta fresca, com apontamentos de cerejas pretas, este vinho apresenta-se fresco, equilibrado e persistente.

Os rótulos de Assobio Branco e Rosé exibem uma fotografia da Quinta dos Murças, da autoria do fotógrafo Pedro Magalhães, também presente no rótulo do Assobio Tinto 2011, que foi distinguido com 94 pontos e considerado uma das melhores compras para o ano de 2014 (Best Buy) pela revista Wine Enthusiast.


A Quinta dos Murças foi adquirida em Outubro de 2008. Situada na margem direita do rio Douro, a poucos quilómetros da barragem da Régua, a Quinta dos Murças impõe-se pela verticalidade impressionante das vertentes cobertas de vinha que acolhem dezenas das castas autóctones da região. Aqui foram plantadas as primeiras vinhas ao alto da região do Douro, no ano de 1955. 

A propriedade conta com uma área total de 155 hectares, sendo que 48 hectares são de vinha, dos quais 5 hectares em produção biológica. Nas vinhas, com idades compreendidas entre os 15 e 65 anos e plantadas em talhões por castas separadas, predominam as variedades autóctones: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Franca, Tinta Francisca. As restantes áreas são constituídas por 15 hectares de olival, 3 hectares de laranjal e ainda cerca de 88 hectares de área florestal classificada.

A adega tem 2 áreas distintas vocacionadas para diferentes tipos de vinhos. A adega de lagares, construída em 1955 e recuperada em 2008, tem 8 lagares em granito para pisa a pé e uma prensa vertical tradicional. Aqui fazemos os nossos melhores vinhos DOC Douro e Porto. A adega nova, mais moderna e com maior capacidade, equipada com cubas de inox troncocónica e equipamento para delastage.  

As caves da Quinta dos Murças abrigam 19 cubas de betão revestidas a epóxi e 6 cubas de inox para estágio dos vinhos Colheita, bem como cerca de 300 barricas de carvalho francês, americano e português de 225 litros e 550 litros para o estágio dos vinhos Reserva e parte do lote dos vinhos Assobio. Tem também 8 tonéis de 10 000 litros cada para o envelhecimento do Vinho do Porto 145 pipas de Vinho do Porto velho e 20 pipas de 550 litros atestadas de Vinho do Porto novo. 

O inovador sistema de controlo de temperatura e humidade das caves da Quinta dos Murças aproveita a água fresca, que nasce nas minas da quinta, associada a um sistema de solo radiante em toda a extensão da cave para o controlo de temperatura e humidade ecológico e funcional.

A Quinta tem uma casa senhorial construída no início do século XIX, e 1200 m2 de ruínas, datas de 1826, situadas no Vale Figueira.

Atualmente, na Quinta dos Murças são produzidos os vinhos Assobio DOC Douro (tinto, branco e rosé), Quinta dos Murças DOC Douro Reserva, Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos, Quinta dos Murças Porto Vintage 2011 e um azeite virgem extra. 

Sobre o Esporão:

Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão tem como missão “Produzir os melhores produtos que a terra proporciona, de forma responsável e inspiradora. Sendo hoje uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal, foi determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo. O Esporão é também um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

Em abril de 2013, a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão levou à atribuição do disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the Year Award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”. Ganhou prémio nacional de sustentabilidade nos “Green Project Awards 2013”, pelas práticas de produção agrícola sustentável e obteve menção honrosa pelos projectos de redução de água, energia e resíduos.

Para conhecer mais sobre o Esporão e projetos específicos poderá consultar: http://www.esporao.com/sustentabilidade/projectos/ 

Comentários

Mensagens populares