Esporão apresenta Duas Castas e Verdelho 2013

Da Herdade do Esporão chegam dois vinhos brancos distintos, um monovarietal e outro bivarietal, que traduzem a boa adaptação das castas ao seu terroir: elegantes, frescos e intensos.

O Esporão acaba de lançar as novas colheitas de Duas Castas e Verdelho, vinhos que resultam da aposta do produtor em castas perfeitamente adaptadas aos solos e às condições climatéricas da Herdade do Esporão e que melhor expressam as suas características. 

Segundo David Baverstock, enólogo-chefe do Esporão e Sandra Alves, enóloga do Esporão para os vinhos brancos, a colheita de 2013 “caracterizou-se pela primavera chuvosa seguida de um verão seco com temperaturas diurnas elevadas, possibilitando a maturação ideal e consistentes das uvas”.

Toda a produção da Herdade do Esporão segue os princípios da agricultura sustentável, contando já com 66 ha de vinha e 80 ha de olival em modo de produção biológica. Estas práticas, pelas quais o Esporão foi recentemente premiados nos “European Business Awards for the Environment”, permitem não apenas proteger os recursos naturais, como assegurar a máxima qualidade e consistência dos produtos. 

Este ano, as castas eleitas para o Duas Castas 2013 foram Gouveio (70% do lote) e Antão Vaz (30%). A conjugação destas castas resulta num vinho apelativo e distinto, com o equilíbrio e estrutura conferidas pelo Gouveio e a intensidade aromática proveniente do Antão Vaz. 

Já o Verdelho, um vinho monocasta, continua a evidenciar a sua consistência e qualidade, ano após ano, assente na sua perfeita adaptação ao terroir da Herdade do Esporão. 

Ambos os vinhos passaram por uma escolha manual dos cachos, seguindo-se a prensagem dos cachos inteiros, decantação estática do mosto e fermentação com temperaturas controladas em cubas de inox.
Herdade do Esporão Duas Castas 2013
Duas Castas 2013 é um vinho que se destaca pelas notas cítricas, finas e complexas com delicados apontamentos vegetais. Na boca, o paladar é intenso e exibe apontamentos de frutas brancas, realçado pelo final fresco e persistente. 
Herdade do Esporão Verdelho 2013
Verdelho 2013 expressa todo o potencial desta casta nos solos e clima da Herdade do Esporão. Um vinho fresco, aromático, equilibrado. Com um aroma vibrante, com notas tropicais e citrinas a recordar limas e toranja, revela-se elegante na boca, com apontamentos minerais e um final longo e persistente. 

O Esporão apresenta dois brancos aromáticos e intensos, propícios para os dias que a Primavera inaugura.
  
Herdade do Esporão Verdelho 2013
75 Cl – P.V.P. 8,00 €

Herdade do Esporão Duas Castas 2013
75 Cl – P.V.P. 8,00 €

Sobre o Esporão:

Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão tem como missão “Produzir os melhores produtos que a terra proporciona, de forma responsável e inspiradora. Sendo hoje uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal, foi determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo. O Esporão é também um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

Em abril de 2013, a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão levou à atribuição do disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the Year Award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”. Ganhou prémio nacional de sustentabilidade nos “Green Project Awards 2013”, pelas práticas de produção agrícola sustentável e obteve menção honrosa pelos projectos de redução de água, energia e resíduos.
Para conhecer mais sobre o Esporão e projetos específicos poderá consultar: http://www.esporao.com/sustentabilidade/projectos


Comentários

Mensagens populares