Mouchão 2007: ícone alentejano chega ao mercado


A adega alentejana apresenta a nova colheita do seu mais emblemático vinho, produzido à base de Alicante Bouschet, uma casta-ícone da Herdade do Mouchão, onde foi pela primeira vez plantada em Portugal.
Mouchão 2007
Herdando o nome do seu terroir, o Mouchão 2007 é o vinho icónico da Herdade do Mouchão, traduzindo a filosofia e carácter desta centenária adega alentejana. 

A casta Alicante Bouschet, que foi plantada pela primeira vez na Herdade Mouchão em finais do séc. XIX e ainda hoje é a base de todos os seus vinhos, é dominante na sua composição. Tendo encontrado na Herdade do Mouchão o seu terroir de eleição, esta casta apresenta-se no Mouchão 2007 em toda a sua plenitude, emprestando toda a sua cor, complexidade e capacidade de envelhecimento. O lote de Alicante Bouschet é complementado com Trincadeira, que lhe confere maior exotismo e elegância.

Cumprindo a tradição, as uvas são colhidas e selecionadas manualmente e depois são pisadas a pé nos lagares de pedra. Após fermentação em lagares o vinho estagia 24 a 36 meses em tonéis de carvalho português, macacaúba e mogno, a que acresce um estágio de 24 meses em garrafa. Este longo envelhecimento permite-lhe uma textura encorpada e uma personalidade complexa, tão características dos vinhos Mouchão. O resultado é um vinho de cor profunda, aromas intensos de menta e eucalipto e um paladar longo e estruturado, pleno em taninos sólidos e frescos, que garantem longevidade, diferenciação e carácter. 

Mouchão 2007 respeita a linhagem que o antecede e que o tornaram num ícone do Alentejo. Um vinho ideal para acompanhar pratos de carne e caça ou queijos amanteigados e que tem sempre lugar numa boa mesa portuguesa. 


A história da Herdade do Mouchão remonta ao início do século XIX, altura em que a familia migrou para o Alto Alentejo para desenvolver o negócio da cortiça. Três gerações depois, John Reynolds e Isabel Bastos Reynolds adquiriram uma propriedade de 890 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à actividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos, trazendo para o Alentejo as primeiras plantas da famosa casta Alicante Bouschet.

Mais de um século após a sua fundação, e depois de ter recuperado das expropriações agrícolas que ocorreram após a revolução de 1974, a Herdade do Mouchão continua na posse da mesma família, com a mesma paixão e determinação de sempre. 

Todo o processo de vinificação se mantém praticamente o mesmo desde a primeira vindima, preservando a tradição de apanha a mão, a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pé. Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi: um pé na tradição e outro na modernidade.

Sobre a Heritage Wines

A Heritage Wines (HW) representa marcas e produtores de grande distinção que são referências de qualidade nas suas respectivas regiões. Encontram-se unidos pela tradição familiar, a inspiração criativa e a dedicação intransigente à qualidade.

A HW distribui uma gama de produtos de excelência, onde se destacam no segmento de champagne, os famosos Bollinger e Ayala, os vinhos Mouchão, Quinta do Crasto, Roda , os vinhos do Porto das famosas caves Croft, Taylor's, Fonseca, Romariz e ainda uma linha de azeites Premium Monte do Mouchão, Taylor’s, Quinta do Crasto, e o azeite biológico Santo António. 

Para mais informações, consulte www.heritagewines.pt   

Comentários

Mensagens populares