Esporão apresenta Verdelho e Duas Castas 2012


Dois vinhos brancos de aromas frescos que convidam à descoberta das características intrínsecas de cada casta provenientes da Herdade do Esporão.
Esporão Verdelho 2012
Esporão Duas Castas 2012
O Esporão, produtor de vinhos e azeites do Alentejo e Douro, acaba de lançar as novas colheitas do monocasta Verdelho 2012 e Duas Castas 2012, que este ano combina as castas alentejanas Roupeiro e Arinto.

As diferentes castas utilizadas nestes vinhos encontram no terroir da Herdade do Esporão uma expressão única, resultante da combinação das características de solo e clima. À natureza alia-se o trabalho de David Baverstock, enólogo-chefe do Esporão e de Sandra Alves, enóloga do Esporão para os vinhos brancos, na selecção das castas e lotes a integrar em cada colheita. 

O ano 2012 caracterizou-se por uma precipitação anual muito abaixo da média, pela Primavera e Verão frescos, com produções baixas, mas uvas de grande qualidade, resultando em vinhos frescos e frutados.

O Verdelho 2012, tal como o nome indica, é produzido exclusivamente com uvas de casta Verdelho, originando um vinho aromático, equilibrado e único. Com um aroma vibrante, de notas tropicais e citrinas, e um sabor fresco e elegante com apontamento minerais, o Verdelho acompanha na perfeição refeições leves, peixes e sushi. 

O Duas Castas 2012 resulta da melhor combinação de duas castas. Todos os anos, os enólogos do Esporão lançam-se no desafio de encontrar duas castas que nesse ano revelem maior empatia e em conjunto produzam um perfil de vinho complexo e distinto. Para a colheita de 2012, a escolha recaiu sobre duas castas brancas típicas do Alentejo, o Arinto (35%), que empresta toda a sua acidez e vivacidade e Roupeiro (65%), que lhe atribui a exuberância aromática dos citrinos e pêssego. O resultado é um vinho intenso e envolvente, com delicados apontamentos florais, e uma mineralidade que realça o final fresco e persistente.

A Herdade do Esporão lança assim dois vinhos com perfis distintos, fiéis ao carácter das suas castas e do seu terroir e que clamam pelos dias solarengos das estações quentes.
Herdade do Esporão Verdelho 2012
75 Cl – P.V.P. 7,99 €
Herdade do Esporão Duas Castas
75 Cl – P.V.P. 7,99 €

Sobre o Esporão S.A.

O Grupo Esporão tem por missão produzir e fazer chegar aos consumidores de vinhos e azeites de todo o mundo, a excelência dos produtos portugueses, da forma mais próxima e sustentável possível. 
Reunindo os projectos Herdade do Esporão (Alentejo) e Quinta dos Murças (Douro), é uma empresa líder nacional nos vinhos e azeites de qualidade, reconhecida a nível nacional e internacional, sustentada por projectos com origem e terroir, e empenhada na preservação e promoção do património natural e histórico, o apoio à cultura e à educação.

Na Herdade do Esporão, em pleno coração do Alentejo, 450 Hectares de vinha das melhores castas, abraçam uma grande albufeira, num clima e geologia de excepção. A Herdade do Esporão, cujos limites datam de 1267, engarrafou o seu primeiro vinho em 1985 e em 1997 iniciou a produção de azeites extra virgens tendo recentemente plantado 80 hectares de Olival. Ainda em 1997 é inaugurado o Enoturismo, o primeiro a ser Certificado em Portugal. A Herdade do Esporão está, ainda, altamente comprometida com a defesa da Biodiversidade, expressa na assinatura do acordo Countdown 2010 (www.countdown2010.net), tendo sido a primeira empresa de vinhos do mundo a fazê-lo.

Actualmente são produzidos na Herdade do Esporão as seguintes marcas de vinho: Esporão, Vinha da Defesa, Monte Velho e Alandra. Produz ainda os seguintes vinhos da Herdade do Esporão: 4 Castas tinto, 2 Castas Branco, Verdelho, Monocastas (neste momento com 2 tintos – Syrah e Alicante Bouschet). Em anos excepcionais é lançado o Torre, vinho de topo do produtor. É ainda produzido um Espumante,e um colheita tardia. Comercializa ainda os azeites e vinagres Herdade do Esporão.

A Quinta dos Murças foi adquirida em Outubro de 2008. Localizada no Cima Corgo numa extensão de 3,2 km da margem norte do Rio Douro e área total de 156 hectares, a propriedade é composta por 50 hectares de vinhas, dos quais 28 de vinhas velhas que beneficiam de um terroir excepcional: solos xistosos, clima atlântico/mediterrânico, diferentes variações de declive (altitude de 80m a 400m) e uma exposição solar favorável. As restantes áreas que compõem a Quinta são constituídas por cerca de 6.000 pés de oliveiras, um laranjal e ainda cerca de 30 hectares de área florestal classificada. 

A Quinta dos Murças lançou em Março de 2011 as marcas de vinho: Assobio DOC Douro, Quinta dos Murças Reserva e Quinta dos Murças Tawny 10 anos e um azeite extra virgem.


Comentários

Mensagens populares