A Fladgate Partnership anuncia a declaração do Vintage 2011 pelas suas casas Croft, Fonseca e Taylor’s

The Fladgate Partnership

A Croft a Fonseca e a Taylor’s, três respeitadas casas produtoras de vinho do Porto, pertencentes ao grupo familiar The Fladgate Partnership, anunciam a decisão de declarar o Vintage 2011. Cumprindo a tradição da empresa este anúncio é feito no dia 23 de Abril, dia de S. Jorge.
Croft, Fonseca e Taylor’s 2011
O director-geral Adrian Bridge resumiu assim a sua opinião sobre os vintages 2011: “O ano 2011 produziu vinhos do Porto Vintage, a todos os níveis, exemplares e clássicos. Os vinhos apresentam uma pureza e elegância maravilhosas, mas também têm grande profundidade e dimensão.” E acrescentou: “A nossa declaração dos 2009 mostrou que há forte procura de vinhos do Porto Vintage no momento da declaração e nós esperamos que esta procura cresça ainda mais, com o crescimento de novos mercados para os vinhos de qualidade. Os consumidores de vinho a nível mundial estão a percepcionar, cada vez mais, o vinho do Porto Vintage como um excepcional valor quando comparado com muitos vinhos clássicos.”

O anúncio da declaração é o culminar de muitas semanas de trabalho árduo do painel de prova, que começa com a selecção dos vinhos componentes de cada uma das quintas de cada Casa, até ao aperfeiçoar do respectivo lote final.

A qualidade da vindima de 2011 era aparente desde o início mas, como de costume, a decisão de declarar só foi tomada quando os lotes finais estavam prontos para serem provados. Os vinhos foram então avaliados pela sua qualidade, potencial de envelhecimento e consistência com o estilo de cada uma das casas.

O enólogo David Guimaraens, comentando as condições climatéricas que culminaram na vindima de 2011 explicou: “A abundante precipitação ocorrida durante a Primavera criou reservas que permitiram que as vinhas estivessem bem fornecidas de água para enfrentarem o Verão quente e seco. Estas condições, resultaram numa maturação equilibrada e em vinhos elegantes, profundos e cheios de vigor.” Acrescentou, “Os 2011’s evidenciam-se pela pureza da fruta e pela qualidade dos taninos, que são sedosos e bem integrados conferindo uma enorme estrutura.”

Os Vintages Croft, Fonseca e Taylor’s 2011 serão lançados no segundo semestre do corrente ano. Adrian Bridge comentou: “Ultimamente tem-se assistido a uma forte procura dos grandes formatos de garrafas, o que reflecte o interesse crescente por parte de coleccionadores e investidores. Teremos garrafas de grandes formatos disponíveis para cada uma das três casas, incluindo duplo magnum e imperial. Contudo, as quantidades dos grandes formatos são limitadas pelo que os pedidos devem ser colocados cedo para evitar decepções.”

Além do Vintage 2011 da Croft, Fonseca e da Taylor’s, será também declarado o raro Vintage Vargellas Vinha Velha 2011, feito em quantidades muito limitadas a partir das vinhas mais velhas da Quinta de Vargellas, da Taylor’s.

Relatório do ano vitivinícola e vindima de 2011

O Inverno que precedeu a vindima de 2011 foi mais chuvoso e mais frio do que a média dos últimos 30 anos. O rebentamento ocorreu, como de costume, próximo de 19 de Março e o tempo quente e a chuva de Abril produziram um crescimento vigoroso. No início de Maio o tempo seco instalou-se ocorrendo chuvas ocasionais em zonas mais remotas do vale do Douro até final de Agosto. As vinhas tiveram sempre à sua disposição substanciais reservas de água permitindo que as sebes se desenvolvessem e que os cachos maturassem em condições ideais. O pintor ocorreu no dia 15 de Junho, um pouco mais cedo que o habitual.

O tempo suave que se fez sentir durante Junho e Julho foi, apenas, interrompido por uma vaga de calor na segunda metade de Junho. O mês de Agosto foi quente e seco, com uma chuvada absolutamente oportuna no dia 21 de Agosto e no dia 1 de Setembro, provocando um excelente período de maturação e produzindo uma muito equilibrada colheita.

A vindima teve início no dia 10 de Setembro na Quinta da Roêda da Croft e na Quinta de Vargellas da Taylor’s. As nossas quintas dos vales do Pinhão e Távora começaram um pouco mais tarde, com a excepção da propriedade biológica a Quinta de Santo António da Fonseca, que começou no dia 25. As fermentações foram longas, permitindo uma equilibrada e completa extracção, os mostos apresentaram cor intensa e um carácter frutado poderoso desde o início.

Notas de prova

Croft Vintage 2011
Cor roxa profunda. O sedutor e muito complexo nariz com a opulência característica da Croft mas apresentando uma impressionante profundidade, dimensão e reservas de aroma. A fruta rica e poderosa forma um pano de fundo para os inebriantes aromas florais e de esteva. Suculentos sabores de bagas maduras invadem o palato. A textura sedosa do vinho é sustentada pelos tensos, musculados e perfeitamente integrados taninos que dão vigor e uma atractiva firmeza e força ao final. Mais viril e estruturado que alguns dos recentes vintages desta clássica casa, o 2011, não obstante, apresenta o abundante frutado maduro e o perfume exótico associado ao estilo da casa Croft.

Fonseca Vintage 2011
Núcleo preto retinto com fino aro roxo. O nariz abre-se numa densa massa de amoras pretas e groselhas. Compacto e concentrado, apresenta grande pureza - uma característica do vintage 2011. O nariz abre-se gradualmente revelando uma matriz de inebriantes aromas de ervas aromáticas, discretas notas de madeira exótica, massapão e ameixa, assim como uma atractiva mineralidade de grafite. Sólido, com taninos bem integrados que conferem volume e firmeza ao palato, com reservas de densa fruta preta e repleto de chocolate preto e alcaçuz. É um vintage vigoroso e cheio de fruta, como é tradição dos Vintages Fonseca.

Taylor’s Vintage 2011
Cor azul-preto, impenetrável, com um fino aro roxo. Intrincado e finamente constituído, o nariz apresenta a elegância e o equilíbrio de um clássico Taylor’s. Um denso núcleo de pura e complexa fruta, com intenso aroma de amora e cassis, envolvido numa perfumada aura de violetas. Perfumes resinosos de garrigue e subtis notas de alcaçuz e café preto emergem à medida que o nariz se desenvolve. No palato, tensos e lineares taninos conferem uma sólida estrutura. Distintos sabores de bagas permanecem até ao final onde os taninos reemergem conferindo um atractivo toque de austeridade. Este é um Taylor’s paradigmático, os distintos aromas e o singular caracter floral de Vargellas misturam-se com a densa fruta preta e os perfumes de ervas aromáticas de Terra Feita para produzir um elegante vinho com a inconfundível combinação característica da Taylor’s de vigor e requinte.

Taylor’s Quinta de Vargellas Vinha Velha 2011
Intensa cor roxa profunda. Como de costume o Vinha Velha apresenta múltiplos níveis de aroma e sabor. O nariz é marcado por um complexo frutado, onde se combinam aromas de groselha, ameixa e damascos, que são revestidos por nuances de chocolate preto, madeira exótica e pimenta preta e um manto de delicados perfumes florais. Apesar do expressivo nariz, há uma enorme profundidade, insinuando aromas ainda a emergir com o tempo. O palato está em equilíbrio perfeito e é suportado por uma densa trama de taninos vigorosos. Uma explosão de frescos sabores de frutos silvestres persiste até ao final.

Croft
Taylor's
Fonseca
The Fladgate Partnership

Comentários

Mensagens populares