Território com Vida”: Biodiversidade da Herdade do Esporão em exposição de fotografia

O Esporão desafiou os fotógrafos Diogo Marecos Duarte e Mateus Sousa Araújo a descobrirem a biodiversidade da Herdade do Esporão e o resultado está agora em exposição no Enoturismo.

Pato de Bico Vermelho

Localizada em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, a Herdade do Esporão, local onde são produzidos vinhos e azeites de referência em Portugal, é habitat de uma grande diversidade de espécies de fauna e flora. A protecção da biodiversidade é um dos compromissos assumidos pelo Esporão, no âmbito da sua responsabilidade ambiental, e tem como objectivo contribuir para a preservação do ecossistema da Herdade do Esporão, promovendo o equilíbrio dos solos, culturas livres de pragas, a qualidade dos frutos e a produção dos vinhos ambicionados pelo Esporão.

Para documentar a riqueza da biodiversidade da Herdade do Esporão, foi lançado o desafio aos fotógrafos Diogo Marecos Duarte e Mateus Sousa Araújo para  revelarem o universo vivo e dinâmico que povoa a proporiedade. O levantamento de imagens decorreu entre Março e Outubro 2012, tendo sido captadas cerca de 150 espécies de fauna, entre as quais foram seleccionadas 29 espécies, representativas do património natural da Herdade. O resultado está agora patente numa exposição de fotografia no enoturismo da Herdade do Esporão.

Sapo Corredor

“Território com Vida” é o nome desta exposição, onde estão representadas várias espécies que habitam na Herdade, nomeadamente na zona envolvente da albufeira, onde podem ser avistadas várias famílias de aves, como a Garça-real, a Cotovia-de-poupa, a Águia-cobreira e o Guarda-Rios, mamíferos como o Sacarrabos, a Raposa e a Lebre Ibérica e uma larga diversidade de outros animais, entre anfíbios, répteis e insectos. Muitas das espécies são já raras ou pouco comuns no nosso país, como o Mergulhão-de-crista, a Franga-d'água, o Pato-de-bico-vermelho ou a Perdiz-do-mar.

Garça Real

Para além da oferta gastronómica regional do restaurante e winebar e dos programas tradicionais de enoturismo, como as visitas às vinhas e provas vínicas, a Herdade do Esporão disponibiliza programas para observação da fauna e flora, como passeios a pé, de bicicleta ou jipe, birdwatching, picnics nos jardins, entre outros. Os roteiros incidem sobretudo nas zonas húmidas, onde se concentram a grande maioria das espécies, que incluem a albufeira, a ribeira da Caridade e o rio Dejebe.

Lontra

Sobre o Esporão S.A.

O Grupo Esporão tem por missão produzir e fazer chegar aos consumidores de vinhos e azeites de todo o mundo, a excelência dos produtos portugueses, da forma mais próxima e sustentável possível.

Reunindo os projectos Herdade do Esporão (Alentejo) e Quinta dos Murças (Douro), é uma empresa líder nacional nos vinhos e azeites de qualidade, reconhecida a nível nacional e internacional, sustentada por projectos com origem e terroir, e empenhada na preservação e promoção do património natural e histórico, o apoio à cultura e à educação.

Na Herdade do Esporão, em pleno coração do Alentejo, 450 Hectares de vinha das melhores castas, abraçam uma grande albufeira, num clima e geologia de excepção. A Herdade do Esporão, cujos limites datam de 1267, engarrafou o seu primeiro vinho em 1985 e em 1997 iniciou a produção de azeites extra virgens tendo recentemente plantado 80 hectares de Olival. Ainda em 1997 é inaugurado o Enoturismo, o primeiro a ser Certificado em Portugal. A Herdade do Esporão está, ainda, altamente comprometida com a defesa da Biodiversidade, expressa na assinatura do acordo Countdown 2010 (www.countdown2010.net), tendo sido a primeira empresa de vinhos do mundo a fazê-lo.

Actualmente são produzidos na Herdade do Esporão as seguintes marcas de vinho: Esporão, Vinha da Defesa, Monte Velho e Alandra. Produz ainda os seguintes vinhos da Herdade do Esporão: 4 Castas tinto, 2 Castas Branco, Verdelho, Monocastas (neste momento com 2 tintos – Syrah e Alicante Bouschet). Em anos excepcionais é lançado o Torre, vinho de topo do produtor. É ainda produzido um Espumante,e um colheita tardia. Comercializa ainda os azeites e vinagres Herdade do Esporão.

A Quinta dos Murças foi adquirida em Outubro de 2008. Localizada no Cima Corgo numa extensão de 3,2 km da margem norte do Rio Douro e área total de 156 hectares, a propriedade é composta por 50 hectares de vinhas, dos quais 9 de vinhas velhas que beneficiam de um terroir excepcional: solos xistosos, clima atlântico/mediterrânico, diferentes variações de declive (altitude de 80m a 400m) e uma exposição solar favorável. As restantes áreas que compõem a Quinta são constituídas por cerca de 6.000 pés de oliveiras, um laranjal e ainda cerca de 30 hectares de área florestal classificada.
A Quinta dos Murças lançou em Março de 2011 as marcas de vinho: Assobio DOC Douro, Quinta dos Murças Reserva e Quinta dos Murças Tawny 10 anos e um azeite extra virgem.

Comentários

Mensagens populares