Gustatio - Harmonização II

Entrada
Cavala semi-fumada com aromas cítricos, tártaro de vieira e espuma de água do mar. Chefe José Moura (Tivoli Lagos)

Cavala semi-fumada com aromas cítricos, tártaro de vieira e espuma de água do mar. Chefe José Moura (Tivoli Lagos)

Vinhos

Vasques de Carvalho Tawny Matriz +80 anos

Vasques de Carvalho Tawny Matriz +80 anosVasques de Carvalho Tawny Matriz +80 anos

Vinho com uma cor límpida, brilhante, intensidade média, com uma tonalidade castanha, bordo esverdeado, nariz limpo sem defeitos, muito elegante, muito agradável, com uma intensidade aromática pronunciada, complexo, aroma resinoso, balsâmico, frutos secos, madeira antiga, cera. Na boca é um vinho muito doce, de acidez alta, vibrante, álcool alto, muito corpo, de intensidade pronunciada, sabores terciários, frutos secos, frescura intensa, sedoso, elegante, de grande leveza abrangendo toda a boca, final muito persistente e muito agradável. É um vinho de com um nível de qualidade muito boa, elegante, equilibrado, sedoso, intenso, bestial, emocional.

Blandy’s Sercial Colheita 2002

Blandy’s Sercial Colheita 2002Blandy’s Sercial Colheita 2002

Vinho com uma cor límpida, brilhante, intensidade média, com uma tonalidade âmbar, nariz limpo sem defeitos, com uma intensidade aromática pronunciada, aroma a frutos secos, nozes, mel, caramelo, toffee, marmelada, fruta citrina cristalizada, chá. Na boca é um vinho seco, com grande intensidade, com uma acidez refinada, que cobre todo o palato, refrescando progressivamente toda a boca, com uma secura final muito agradável, com toques de mel e baunilha. É um vinho de com um nível de qualidade de excepcional, com um final prolongado, refrescante e de muita persistência, que dá um enorme prazer. Para apreciar e refletir.

Harmonização
 Cavala semi-fumada com aromas cítricos, tártaro de vieira e espuma de água do mar. Chefe José Moura (Tivoli Lagos)

Prato bem confecionado e excelente apresentação, com predominância de sabores fumados da calava, citrinos, mar e salgados da vieira e espuma de água do mar.

Com o Vasques de Carvalho Tawny Matriz +80 anos uma harmonia por similaridade nalguns componentes, outros por contraste. Os fumados e citrinos da cavala combinaram bem com a parte balsâmica e resinosa do vinho, a doçura do vinho confeitou a cavala e a vieira, a frescura, leveza e elegância do vinho harmonizou com a subtileza mineral dos sabores do prato. Vinho poderoso um pouco mais intenso que o prato, funcionaram no entanto bem. A ideia do Chefe José Moura criou uma harmonização muito boa.

Com o Blandy’s Sercial Colheita 2002 uma harmonia por similaridade nalguns componentes, outros por contraste, muito bem conseguida. A cavala e o tártaro de vieira combinaram na perfeição com a acidez do vinho e sua mineralidade, a gordura da calava com a secura do vinho, os aromas cítricos da cavala com os citrinos do vinho, alguma salinidade do vinho ligou muito bem a espuma de água do mar. Tudo em envolvência e contraste com alguma doçura que o vinho tem. Prato e vinho com intensidades similares funcionaram na perfeição. A ideia do Chefe José Moura criou uma harmonização perfeita, dado vontade de repetir. 

Parabéns ao Chefe, extraordinário.



Comentários

Mensagens populares