Gustatio - Harmonização III

Peixe
Polvo de Santa Luzia na chapa, com legumes bebés e batata-doce de Aljezur em texturas, pipeta de azeite e alho de ovas negras de peixe. Chefe Vasco Sampaio (Tivoli Carvoeiro)
Polvo de Santa Luzia na chapa, com legumes bebés e batata-doce de Aljezur em texturas, pipeta de azeite e alho de ovas negras de peixe

Vinhos
Rozès Very Old White +80 anos (Amostra de Casco)

Vinho com uma cor límpida, brilhante, intensidade média, com uma tonalidade âmbar, bordo esverdeado, nariz limpo sem defeitos, muito elegante, muito agradável, com uma intensidade aromática pronunciada, complexo, aromas citrinos, frutos secos, nozes, pêssegos secos, uva branca passa, madeira antiga, mogno, mel. 
Rozès Very Old White +80 anosRozès Very Old White +80 anos
Na boca é um vinho muito doce, de acidez alta, fabulosa, álcool alto, corpo médio, de intensidade pronunciada, sabores terciários, citrinos, frutos secos, frescura, mineral, salino, aveludado, elegante, final muito persistente e muito agradável. É um vinho de com um nível de qualidade muito boa, elegante, equilibrado, aveludado, intenso, mineral, extraordinário.

Harmonização
Prato bem confecionado e excelente apresentação, sabores a mar do polvo e ovas negras de peixe com elementos doces a batata e legumes, em contraste, mas equilibrado no seu todo.

Com o Rozès Very Old White +80 anos uma harmonia por similaridade entre o sabor do mar dos elementos polvo e ovas de peixe com o mineral, salinidade do vinho, bem conseguido. 
Polvo de Santa Luzia na chapa, com legumes bebés e batata-doce de Aljezur em texturas, pipeta de azeite e alho de ovas negras de peixe

Texturas idênticas entre o aveludado do polvo, da batata-doce, legumes e o vinho. A batata-doce e os legumes harmonizaram na perfeição com a doçura do vinho, complementados com os citrinos e a acidez do vinho, que entrou e ligou tudo.

Prato e vinho com intensidades similares funcionaram muito bem. A ideia do Chefe Vasco Sampaio no seu prato captou e ligou com as particularidades do vinho, excelente. 

Parabéns ao Chefe.

Comentários

Mensagens populares