GRÃO VASCO: A EXPRESSÃO DE UM NOVO DÃO

Um orgulhoso membro da família Carvalhais

A Sogrape Vinhos acaba de dar mais um valioso contributo para o incremento da crescente capacidade de afirmação da histórica região do Dão.

Na sequência do desafio lançando às equipas comerciais e de enologia, de revisitar e enriquecer a marca Grão Vasco, a referência mais icónica do Dão renasce agora num vinho, numa garrafa e num rótulo modernos e apelativos, que representam também uma aproximação à prestigiada Quinta dos Carvalhais, de cuja família de vinhos ilustres passa a fazer parte, como membro destacado de um Dão que surge renovado.

A marca assume-se, agora, como um trunfo revitalizado que consolida os índices de notoriedade reconquistados nos últimos anos por esta região, merecedora de rasgados elogios por parte da mais exigente crítica nacional e internacional. Ao mesmo tempo, o novo Grão Vasco confirma as qualidades de elegância e frescura que sempre cativaram os seus consumidores. 

Grão Vasco é a referência mais clássica dos vinhos do Dão. É uma marca que alcança este ano 60 vindimas e que foi revisitada com a ambição de responder aos desafios dos novos tempos – cativando, em simultâneo, novos consumidores. É por isso que além de um novo vinho nos chega, também, uma nova garrafa, com um novo rótulo, que ao mesmo tempo mantêm intactos os valores de sofisticação, autenticidade e experiência que fizeram de Grão Vasco uma referência incontornável”, refere João Gomes da Silva, Administrador da Sogrape Vinhos. 

Recorde-se que a Sogrape chegou à região do Dão no já longínquo ano de 1958, através da aquisição da Sociedade Vinícola do Super Dão, tendo começado nesse mesmo ano a produzir o vinho Grão Vasco, que desde a primeira colheita utiliza no rótulo da garrafa a imagem do quadro de S. Pedro, a mais famosa pintura de Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco. 

Três décadas mais tarde, em 1988, a Sogrape adquiriu, no concelho de Mangualde, a Quinta dos Carvalhais, onde o então já celebrado Grão Vasco começou a ser vinificado, beneficiando das condições pioneiras de modernização que a Quinta introduziu na vitivinicultura da região, seja através da replantação de castas autóctones, seja devido à sofisticação tecnológica da sua adega.

“Assumimos o objetivo de reforçar o posicionamento no Dão, no respeito pela tradição e autenticidade dos seus vinhos de qualidade superior, através da prestigiada marca Grão Vasco. Agora, este ícone da região foi enriquecido com a avançada tecnologia enológica da Quinta dos Carvalhais, uma referência do Dão”, sublinha Beatriz Cabral de Almeida, enóloga residente da Quinta dos Carvalhais

Mas, afinal, quais são as principais mudanças neste vinho que soube tão bem envelhecer e agora se recusa a ficar preso ao passado, mesmo mantendo intactas as castas utilizadas?
Grão Vasco Branco
O Grão Vasco Branco é um vinho jovem e fresco, bastante expressivo. Para manter este perfil, a enologia aposta na utilização de leveduras selecionadas na Quinta dos Carvalhais e recorre a temperaturas de fermentação mais baixas. Na adega, os cuidados a ter são muitos, mas sobretudo há que proteger o vinho da oxidação e, assim, garantir que o resultado final expresse o melhor do terroir do Dão. 
Grão Vasco Tinto
No caso do Grão Vasco Tinto, é privilegiada a intensidade da fruta vermelha, num conjunto que se revela concentrado e bem definido, mas simultaneamente elegante e suave na boca. A seleção cuidada de uvas e o controlo da extração suave, em cada fermentação alcoólica, permitem à enologia a obtenção deste perfil.

Em suma, o novo Grão Vasco tem tudo para se tornar ainda mais próximo do consumidor. Com um novo vinho, uma nova garrafa (de estilo Borgonha mas com nova silhueta, em linha com a restante gama de Carvalhais) e um novo rótulo, Grão Vasco assume-se como uma nova bandeira da mais pujante realidade do Dão e da Quinta dos Carvalhais.

PVP recomendado: 3,49€*

*Indicativo, não vinculativo

Comentários

Mensagens populares