“Único”: a expressão singular do Douro

O exclusivo novo vinho de Rita Marques, enóloga e rosto dos Vinhos Conceito, acaba de chegar ao mercado. Um vinho Único e ultra-limitado, com apenas 500 garrafas a servir o mercado nacional.
Conceito Único Branco 2015
Conceito Único Branco 2015
Este é o novo projeto de Rita Marques, a jovem enóloga que dá a cara e alma pelos Vinhos Conceito, uma empresa familiar sediada em Cedovim, no concelho de Foz Côa. É aqui, em pleno coração do Douro Superior, que nasce o Único Branco 2015, um vinho que faz justiça ao nome, no copo e na prateleira.

Sem exigências à natureza, ou não fosse ela dona de si própria, para esta primeira edição foram apenas produzidas 2.000 garrafas, das quais 500 serão disponibilizadas ao mercado nacional. A exclusividade deste vinho justifica-se pela qualidade superior das uvas utilizadas, especialmente seleccionadas de uma única parcela de vinha. 

O resultado é um vinho “topo de gama” muito limitado que reforça o potencial da região para a produção de vinhos brancos de grande qualidade. Com um perfil elegante e sofisticado, surpreende ao primeiro contacto pela explosão aromática, com notas de citrinos e maçã verde. Segue-se uma envolvente complexidade conferida pela madeira que, apesar de discreta, lhe empresta uma impressionante estrutura e profundidade. 

Ainda a dar os primeiros passos, o Único já conquistou um lugar de destaque entre a crítica nacional e internacional. Mark Squires, provador oficial da reputada publicação Robert ParkerWine Advocate, coloca-o mesmo no TOP 3 dos melhores vinhos de mesa lançados recentemente em Portugal, afirmando que “é qualquer coisa de diferente deste super produtor”, revelando-se “mais e redondo e rico”. Características que tornam este branco pouco comum, antecipando longevidade e potencial de evolução em garrafa.

O Único Branco 2015, já disponível no mercado em exclusivo pela OnWine Distribuição Nacional, prevê uma breve passagem pela prateleira, pelo que se recomenda reserva antecipada. A versão Único Tinto chegará no final do ano. 

Conceito Único Branco 2015
PVP: 60,00€


Desde 2015 que a OnWine Distribuição Nacional, distribuidora de vinhos de terroir e destilados premium, viaja de norte a sul à procura dos segredos mais bem guardados do universo vínico. Dos Vinhos Verdes ao Alentejo, com paragens pelo icónico Douro, o rústico Dão ou a renovada região de Lisboa, a missão é a mesma: descobrir novas formas de apresentar cada terroir através de casas com identidade muito própria.

No total são 9 produtores nacionais que aceitaram o desafio de partilhar a sua coleção privilegiada de vinhos com o mercado nacional e devolver alguma legitimidade ao próprio conceito de terroir: Casal de Ventozela (Vinhos Verdes), Conceito, Quinta da Gaivosa e Quanta Terra (Douro), Quinta Mendes Pereira (Dão), Quinta de Sant’Ana (Lisboa e Azamor (Alentejo).

Comentários

Mensagens populares