Caminhos Cruzados apresenta Teixuga, o seu vinho topo de gama

A Caminhos Cruzados, empresa produtora de vinhos de Nelas, acaba de apresentar ao mercado o Teixuga Branco 2013. A marca acredita que, com esta nova referência, apresenta um vinho marcante que reflecte de forma plena a essência do Dão. 
Teixuga Branco 2013
Teixuga Branco 2013
Foi feito de uvas oriundas das vinhas velhas da Quinta da Teixuga, uma quinta muito reconhecida em Nelas, com predominância da casta Encruzado, e foram produzidas apenas cerca de 1500 garrafas. Este vinho estagiou 19 meses em barricas novas de carvalho francês e outros 12 em garrafa. Como resultado, surgiu um vinho branco com um aroma de grande intensidade, complexidade e capacidade de envelhecimento.

“É com muito orgulho que apresentamos o Teixuga. Esperámos muito tempo por este vinho e não podíamos estar mais satisfeitos com o resultado, que reflecte o crescimento da empresa. Se o Titular representava um novo Dão, com o Teixuga quisemos ir de encontro ao Dão mais autêntico. A Quinta da Teixuga é muito conhecida na região pelas suas vinhas velhas, cujas uvas permitiram elaborar vinhos de excelência. Este vinho é a certeza de que estamos no caminho certo”, refere Paulo Santos, proprietário da Caminhos Cruzados.

“O Teixuga é o nosso topo de gama, vem de uma vinha absolutamente extraordinária que tenho o privilégio de conhecer muito bem. Sempre considerámos que o Encruzado da Quinta da Teixuga era a melhor uva da região. É um vinho que evolui muito dentro da garrafa, pelo que está sempre a surpreender, com uma elegância única”, acrescenta Manuel Vieira, um dos enólogos do projecto.

Caminhos Cruzados nasce em 2012 pela mão de Paulo Santos, empresário da área têxtil, que tinha o sonho de regressar às origens e colocar Nelas no mapa dos grandes vinhos do Dão. Os seus vinhos são feitos a partir de uvas de produção própria e de produtores selecionados, reconhecidos pela sua qualidade e excelência de castas, todos na região do Dão.

A empresa (vinhas e adega) situa-se no Dão, mais especificamente em Nelas, região que está protegida dos ventos pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela, reunindo assim condições geográficas excelentes para a produção de vinhos.

No seu currículo, e com assinatura da equipa dos enólogos Manuel Vieira e Carlos Magalhães, surgem os vinhos Terras de Nelas, Terras de Santar e a marca bandeira da empresa, a gama de vinhos Titular, que ganha cada vez mais visibilidade a nível internacional. 

Estes vinhos têm merecido grandes elogios por parte da crítica especializada, tendo arrecadado o prémio de Produtor Revelação de 2015 pela Revista de Vinhos. Em 2014 teve início a construção da nova adega, na Quinta da Teixuga, também em Nelas, onde foi produzido o vinho que acabaram de lançar. A Caminhos Cruzados mantém a tradição e qualidade da região trabalhando as castas características desta zona: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz, Encruzado, Bical e Malvasia Fina.

Caminhos Cruzados está assente no mercado nacional, encontrando-se à venda por todo o país, inclusive nos Açores e na Madeira. A nível internacional, a empresa encontra-se já representada em países como Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, China, França, Suiça, entre outros.

Comentários

Mensagens populares