Rui Roboredo Madeira consolida investimento nos vinhos da Beira Interior e Douro Superior e continua a sua aposta no reforço da qualidade dos vinhos
Na III Grande Prova Anual dos Vinhos do Vale do Douro de Rui Roboredo Madeira, destacou-se o respeito pelo “terroir” e o reforço da qualidade intrínseca dos vinhos em sintonia com as tendências de mercado, reflectida em vinhos com estilo muito pessoal e actuais que vão ao encontro de um consumidor esclarecido e que busca a origem das uvas no copo.
Rui Roboredo Madeira, enólogo com a assinatura “Vinhos do Vale do Douro”, apresentou as novidades da marca na sua III Grande Prova Anual, onde a evolução do seu estilo de vinhos é evidente.
O destaque vai para a segunda edição do seu topo de gama, o “By Rui Roboredo Madeira”, a colecção de vinhos que o enólogo acredita que reflectem a excelência dos vinhos do Vale do Douro. Além disso, foi apresentada a actualização da imagem do Castello d’Alba e os dois novos vinhos biológicos da Beira Interior – Beyra Biológico branco 2015 e o novo Beyra Biológico tinto 2015.
A gama de vinhos com a assinatura ‘Rui Roboredo Madeira’ apresentada ao mercado é um reflexo cada vez mais apurado do respeito pela natureza e pelo “terroir”, sendo sinónimo disso a aposta cada mais vez maior no biológico e em técnicas clássicas de vinificação, como a fermentação em cubas de cimento.
O portfólio global da marca é um espelho da abordagem inovadora do enólogo, que continua a sua procura em lançar vinhos com um posicionamento inovador, cujo projecto ‘Beyra – Vinho de Altitude’ é o mais recente exemplo.
“Com a experiência e o entendimento dos diversos “terroir’s” do Vale do Douro, procuro a cada momento mostrar que é possível fazer diferente e melhorar. Estes vinhos reflectem bem a riqueza da nossa região, com estilos únicos e diferenciadores, que claramente têm a capacidade de definir novas tendências”, sublinhou o enólogo.
A atenção e o respeito à relação qualidade-preço tem sido o denominador comum cada vez mais reconhecido pela crítica e consumidores, que este ano deram um especial destaque aos vinhos da Beira Interior, uma região quase desconhecida no panorama dos vinhos portugueses até há bem pouco tempo, que vai saindo do anonimato, tendo Rui Roboredo Madeira contribuído para isso com o lançamento dos ‘Vinhos de Altitude’ sob a marca ‘Beyra’.
Este salto de notoriedade da Beira Interior produziu os seus resultados, cujo sucesso tem vindo a ser confirmado pelo mercado nacional e internacional. O posicionamento inovador e a qualidade intrínseca com personalidade indiscutível têm sido os factores cruciais, a par de uma equipa crítica e que quer definir tendências na região e no sector.
“O nosso objectivo sempre foi fazer dos melhores vinhos da Beira Interior. Acredito no enorme potencial desta região, onde fomos dos pioneiros a investir e a construir uma imagem de vinhos diferenciadores reflectindo o “terroir”. Tenho a plena noção que já afirmámos a marca no segmento médio e estamos agora a trabalhar para um posicionamento superior. Os nossos vinhos permitem uma perfeita experiência sensorial, ao nível de prova, mas num patamar em que o consumidor tem vontade e capacidade para os comprar”, refere o enólogo Rui Roboredo Madeira.
Considerado pela revista WineSpectator como “um dos enólogos que está a marcar o ritmo para a crescente qualidade dos vinhos portugueses”, Rui Roboredo Madeira alcançou para Portugal alguns dos mais disputados prémios internacionais do mundo dos vinhos, tais como:
“Top 10 WineSpectator” (da mais influente revista de vinhos do mundo), em 2010.
“Editor’s Choice”, “Cellar Selection” e “Top 100 Best Buys” pela revista Wine Enthusiast.
“Best White Wine” no Concurso Mundial de Bruxelas, em 2009.
“Regional Trophy - Portugal" ('Best Red Wine under £15 - Douro' e 'Best White Wine') no concurso organizado pela revista Decanter (Reino Unido), em 2013.
“Top 10 Star Award” na Vinexpo (a mais importante feira de vinhos do mundo), em 2003.
Rui Roboredo Madeira começou a sua carreira em meados dos anos 90 no Douro Superior, assinando os vinhos e azeites da empresa da família: CARM – Casa Agrícola Roboredo Madeira, ao mesmo tempo que lançava os vinhos “Castello D’Alba”, que hoje é uma das marcas de referência do Douro, tanto em Portugal como nos mercados de exportação. Estendeu a sua actividade a outras demarcações do Norte de Portugal, como a sub-região do Alvarinho ou, mais recentemente, à Beira Interior. Com o lançamento da marca BEYRA em 2012, introduziu o conceito de 'Vinhos de Altitude', que rapidamente se transformaram numa das revelações do ano.
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