DOC Douro: Real Companhia Velha revela novidades da Quinta dos Aciprestes

Do quarteto de vinhos, todos tintos, que compõe o portefólio de néctares com berço e assinatura Quinta dos Aciprestes, a Real Companhia Velha revela agora duas novas colheitas: o ‘Quinta dos Aciprestes tinto’ e o ‘Quinta dos Aciprestes Reserva tinto’ da colheita de 2014
DOC Douro: Real Companhia Velha revela novidades da Quinta dos Aciprestes
Das suas vinhas velhas nasce o ‘Quinta dos Aciprestes tinto 2014’, maioritariamente das variedades Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca, com um toque de Touriga Nacional. É um tinto jovem e profundo na cor e bastante frutado, com notas leves de baunilha da madeira onde estagiou. 

O ‘Quinta dos Aciprestes Reserva tinto 2014é um vinho que, embora possa ser bebido agora com muito prazer é, sobretudo, um grande vinho de guarda, pois adivinha uma boa longevidade e capacidade de evolução em garrafa. Fino e elegante (uma das características da vindima de 2014), de aroma intenso e taninos redondos e macios, é elaborado a partir das castas Touriga Nacional e Touriga Franca com o carácter destas uvas a evidenciar-se nas suas nuances frutadas e florais.

Esta histórica empresa, instituída há 260 anos por Alvará Régio de El-Rei D. José I, cultiva as suas vinhas no melhor terroir do Douro, delas fazendo nascer vinhos que reflectem as características únicas da região. O seu passado glorioso, de cariz majestático, perpetua-se agora nos novos néctares da Companhia.

Quinta dos Aciprestes data de 1860 e é o resultado de uma conglomeração de várias quintas. Situada na zona do Tua, um dos afluentes do rio Douro, destaca-se por 90% das suas vinhas serem plantadas no sistema de vinha ao alto criando um tremendo impacto paisagístico. Este sistema permite uma melhor distribuição de castas e alinhamento das videiras, maior densidade por metro quadrado (o que favorece a qualidade da uva), e um óptimo arejamento da vinha e eficácia de tratamentos diminuindo, assim, a incidência de pragas.

Preços de Venda ao Público Recomendados:

Quinta dos Aciprestes tinto 2014: €9,00 
Quinta dos Aciprestes Reserva tinto 2014: €15,00


Quinta dos Aciprestes
Quinta dos Aciprestes
Quinta dos Aciprestes – situada na freguesia de Soutelo do Douro, em frente à foz do rio Tua (afluente do Douro), praticamente na transição entre as sub-regiões do Cima Corgo e do Douro Superior – é, desde 1860, resultado da conglomeração de várias quintas limítrofes; a original – chamada dos Quinta dos Cyprestes – foi fundada no séc. XVIII por D. José de Seabra, um dos Ministros da Rainha D. Maria I e, depois, propriedade dos seus sucessores, os Viscondes da Baía. Foi adquirida pela Real Companhia Velha em 1970.

Actualmente, estende-se por mais de dois quilómetros sobre a margem esquerda do rio Douro, na zona do Tua. Facilmente identificável pelos seus ciprestes, árvores localizadas junto à casa da Quinta, e pela caracterização paisagística do local, enquadrada por vinhedos dispostos na vertical, destacando-se a ausência dos tradicionais socalcos, fruto dos recentes trabalhos de reconversão das vinhas. Como resultado dessa recente transformação, 90% das vinhas existentes na Quinta são plantações recentes e no sistema de vinha ao alto. A introdução pioneira no Douro, há cerca de 30 anos, de tal sistema de plantio e condução, permitiu atingir elevados índices de mecanização na propriedade.
Quinta dos Aciprestes
Quinta dos Aciprestes

Quinta dos Aciprestes é seguramente uma das melhores propriedades durienses no que respeita à excelência do potencial vitícola do seu terroir, bem reconhecido pela classificação na letra A para atribuição de benefício; à qualidade e singularidade dos vinhos tintos ali produzidos ao longo de mais de dois séculos; à magnífica paisagem enquadrada pelo rio Douro, numa frente ribeirinha de 2,2 km e pelas onduladas encostas povoadas de belas vinhas; e à localização no coração da Região Demarcada do Douro, numa zona considerada de excelência.

Comentários

Mensagens populares