Prova de Vinhos na Quinta do Gradil

A Quinta do Gradil, considerada uma das mais antigas, senão a mais antiga, herdade do Concelho do Cadaval, tem marcas históricas seculares e constitui um marco arquitetónico significativo. Ler mais.

Quinta do Gradil

Quinta do Gradil

A prova ocorreu durante o almoço servido no Restaurante da Quinta do Gradil, de modo a harmonizar os vinhos com os pratos servidos no restaurante.

Quinta do Gradil Sauvigon Blanc e Arinto 2014

Cor citrina, límpida, no nariz a intensidade aromática do Sauvignon Blanc, herbáceo, folha de tomate e espargos, citrino, já na boca vence a Arinto, com a sua acidez, que proporciona uma frescura enorme, equilíbrio, suavidade, citrino, com final muito agradável e persistência prolongada. O preço varia entre 5 e 7 euros. Acompanhou na perfeição a entrada de Mini Alheira de Caça em cama de grelos.
Mini Alheira de Caça em cama de Grelos.

Quinta do Gradil Chardonnay 2014
 Quinta do Gradil Chardonnay 2014
Cor amarela, límpida, demonstrando estágio com barrica, no nariz madeira bem integrada, citrino, floral, na boca bastante mineral, especiado, frescura, untoso, amplo, alguma salinidade, com um final enorme com toques de mel e tosta, e boa persistência.

Quinta do Gradil Grande Reserva 2013
Cor amarela, límpida, no nariz muito citrino, madeira bem integrada, na boca acidez, especiado, mineral, amplo, notas de barrica, final muito agradável e persistente. Acompanhou um Lombo de Bacalhau com crosta de farinheira, harmonização perfeita.
Lombo de Bacalhau com crosta de farinheira
Quinta do Gradil Syrah 2013
Quinta do Gradil Syrah 2013
Cor vermelha, límpida, no nariz aromas delicados, de frutos vermelhos, ameixa, amoras, toques de cacau e baunilha, na boca sensação de delicadeza, taninos elegantes, frescura, especiado, amplo, frutado, com uma final muito elegante e suave, dando prazer de beber. Harmonizou muito bem com Lombinho de porco preto com esmagada de castanha.

Quinta do Gradil Espumante Chardonnay e Arinto 2013
Quinta do Gradil Espumante Chardonnay e Arinto 2013
Cor citrina, límpida, no nariz aromas cítricos e biscoito, na boca bolha fina e persistente, acidez, frescura, muito equilibrado. Acompanhou a deliciosa sobremesa de Requeijão com doce de abóbora e frutos.
Requeijão com doce de abóbora e frutos
Quinta do Gradil Aguardente XO
Cor âmbar encantadora, límpida, aroma muito delicado, complexo, notas de especiarias, frutos secos, citrinos, balsâmica, na boca impressiona pela sua harmonia, suavidade, aveludada, enche a boca de especiaria e frutos secos, grande final e excelente persistência, é uma aguardente para reflectir pelo prazer que transmite, uma raridade, apresentada numa caixa soberba.

Vinhos de boa qualidade, que harmonizaram na perfeição com os pratos elaborados pelo chefe Daniel Sequeira do restaurante da Quinta do Gradil, uma agradecimento especial aos responsáveis da Quinta do Gradil Luís Vieira e Eng. António Ventura, pela sua amabilidade e boa disposição.




Comentários

Mensagens populares