Real Companhia Velha lança ‘Coração d’Ouro’ branco e tinto em parceria com a SIC

Coração d’Ouro, o título daquela que é a novela preferida dos portugueses, emitida em horário nobre na SIC, salta agora do ecrã para a mesa dos portugueses. Numa aposta conjunta e com o cunho de qualidade das duas empresas, a SIC e da Real Companhia Velha lançam dois vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro, um branco e um tinto com a marca ‘Coração d’Ouro’ e produzidos com uvas das quintas da Companhia.

Uma iniciativa materializada em dois produtos que vão dar ainda mais vida ao grande sucesso que está a ser a novela exibida pela SIC: um drama familiar em torno de uma Quinta produtora de vinhos na região do Douro; precisamente a Quinta das Carvalhas, uma das propriedades da Real Companhia Velha – empresa fundada em 1756 por Alvará Régio do Marquês de Pombal e a mais antiga de Portugal, com 259 anos de existência e actividade ininterrupta.

Os vinhos ‘Coração d’Ouro’ representam o espírito das gentes e das tradições do Douro, a mais antiga região demarcada do Mundo. Nos rótulos pode ler-se a seguinte inscrição: “A demarcação da Região do Douro foi efectuada entre 1756 e 1761 pela administração da então Majestática Real Companhia Velha”. São dois DOC Douro cheios de carácter, que resultam de uma rigorosa seleção elaborada pela Real Companhia Velha e ilustram a tipicidade das nobres castas durienses, pondo em evidência a generosidade das suas terras, dispostas em impressionantes socalcos de muros de xisto, resultado de um árduo e empenhado trabalho de várias gerações.
Coração d’Ouro branco 2014
Coração d’Ouro branco 2014
De aroma intenso, delicado e complexo, ‘Coração d’Ouro branco 2014’ é um blend das castas Viosinho, Gouveio, Moscatel, Arinto, Fernão Pires, Rabigato e Verdelho. 

No nariz, a intensidade floral casa na perfeição com aromas a fruta branca, que são por sua vez refrescados por notas cítricas. Na boca é envolvente e muito fresco. Destaca-se a sua polivalência, podendo ser bebido como aperitivo ou a acompanhar refeições diversas: pratos de peixe, mariscos, saladas, pastas, carnes brancas ou até mesmo um churrasco no Verão.
Coração d’Ouro tinto 2014
Coração d’Ouro tinto 2014
Quatro castas típicas da região do Douro dão corpo ao ‘Coração d’Ouro tinto 2014’: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca.

Deste casamento resulta um vinho jovem, brilhante, de cor rubi profundo. No aroma destacam-se notas de frutos vermelhos bem maduros, com nuances vegetais. O palato é muito equilibrado, cheio de sabores frutados típicos do Douro. Redondo na boca, com excelente estrutura, proporciona um final de boca frutado e persistente. Para que se possa desfrutar do seu máximo esplendor deve ser servido à temperatura 16-18.ºC, acompanhando preferencialmente carnes, massas e queijos.

Com um preço de venda ao público recomendado de €3,99 cada garrafa, estes néctares estão à venda em garrafeiras, super e hipermercados. No que toca à restauração, vão também estar um pouco por todo o país.

Quinta das Carvalhas: propriedade da Real Companhia Velha é palco da novela Coração d’Ouro
Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas é um dos “palcos” da novela Coração d’Ouro. Com uma localização e uma beleza ímpares é o local ideal para mostrar o Douro no seu esplendor, onde as paisagens vitivinícolas se cruzam com o soberbo rio que dá nome à região. 
Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas
Situada em pleno coração do Douro Vinhateiro, no concelho de São João da Pesqueira, mas mesmo em frente à vila do Pinhão, ocupa três quilómetros da margem esquerda do rio Douro e toda a encosta até ao topo da montanha.
Casa Redonda
Casa Redonda
Quinta das Carvalhas cobre toda a colina e ocupa também uma parte da encosta superior da margem direita do rio Torto. É assim uma propriedade em forma de “cone”, onde a vinha com cerca de 120 hectares está distribuída em diferentes altitudes e exposições, representando assim um local complexo de produção vitícola. O ponto mais alto – onde está a “Casa Redonda” – está a 550 metros de altitude e é o local ideal desfrutar de uma paisagem a 360 graus. É, sem dúvida, o ponto de "excelência" para a observação da propriedade (e do Douro). 
Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas
Visitar a Quinta das Carvalhas é ver o Douro por dentro – com os trabalhos da vinha (como a poda, a escava ou a vindima), a apanha da azeitona ou a reconstrução dos tradicionais muros de xisto – e os melhores ângulos da sua paisagem. É ver vinhas com mais de 90 anos e encostas com 70 graus de declive; é admirar os rios Douro e Torto; é desfrutar de fauna e da flora em simbiose: pela Quinta das Carvalhas, para além de vinha, estão espalhadas zonas de mata, floresta, olival e jardins, construídos com pedras de granito antigas e esteiros de xisto e onde foram plantadas várias espécies de flores, plantas e ervas aromáticas. 
Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas
Uma propriedade de enorme beleza e espectacularidade cuja referência escrita mais antiga que se conhece data de 1759, embora tenha sido mais recente a sua expansão para os actuais 500 hectares, através da aquisição e posterior emparcelamento de diversas propriedades subjacentes. 

Coração d’Ouro: a novela que lidera na preferência dos portugueses

A novela conta a história de Maria (Rita Blanco), disposta a todos os sacrifícios pela filha Catarina (Mariana Pacheco). E o sacrifício mais doloroso começa quando António (João Perry), um antigo patrão de Maria, sabendo-se no fim dos seus dias e querendo repor alguma justiça, decide inclui-a no seu testamento. O seu objectivo é, de alguma forma, compensar Maria e garantir que ela e Catarina não tenham de passar por mais dificuldades e possam esquecer as dificuldades do passado. Este passado acarreta um segredo que poucas pessoas conhecem e que Maria quer esconder a todo o custo: Catarina é neta de António, fruto de uma relação com o seu filho Henrique (João Reis).

Todavia, Catarina, ao descobrir que o seu futuro vai mudar com a morte de António, não consegue esperar mais e decide matá-lo. Sem saber, mata o próprio avô. Ao descobrir este crime, Maria tem de decidir entre tornar-se cúmplice ou denunciar a filha. Entretanto, e uma vez na posse dos bens que lhe foram deixados por testamento – que incluem participações numa quinta do Douro e numa clínica do Porto pioneira na área de imunologia –, Maria tem de enfrentar a oposição firme de Henrique, que está convencido de que ela e a filha (sua filha também) são umas oportunistas. Ele não vai desistir enquanto não conseguir expulsá-las de casa e reaver a fortuna do seu falecido pai.

Henrique, vive para a ostentação, e tem como oposto o seu irmão mais novo – Duarte (Vítor Gonçalves), que é a imagem do regresso à terra e aos valores fundamentais. Duarte é o responsável pelo famoso vinho que se produz na Quinta. Depois de uma passar por uma situação em que podia ter morrido decide mudar a sua vida, apaixonando-se por Joana (Lúcia Moniz), investigadora na Clínica. São duas personagens a despir a pele do que já foram: Duarte passa por um doloroso processo de divórcio, com Beatriz (Maria João Bastos), a sua mulher, que vai fazer de tudo para não o perder, incluindo manipular emocionalmente o filho de ambos, enquanto Joana vive ainda as saudades do marido recentemente falecido num acidente no dia do seu aniversário. Mas o amor de Duarte e Joana vai resistir a tudo e fazer-nos sonhar, porque duas pessoas que já caíram e se levantaram têm a força para lutar contra o que for preciso para serem felizes.

Comentários

Mensagens populares