‘Passagem’ lança novidades no ano em que celebra uma década

Assinala-se este ano uma década desde a criação do projecto de vinhos do Douro Superior ‘Passagem’. Para além das novas colheitas de branco e tinto, ambos Reserva, 2015 fica marcado pelo lançamento do primeiro Porto com esta assinatura, um marcante Vintage de 2011. ‘Passagem Reserva branco 2014’ e ‘Passagem Reserva tinto 2013’ estão agora a chegar ao mercado, juntando-se assim ao ‘Passagem Porto Vintage 2011’. E assim se completa uma trilogia de néctares, cujo nome é homónimo ao da festiva data que se avizinha, a “Passagem de Ano”. Ideais para celebrar à mesa, brindando ao novo ano!

De uma forma geral, os vinhos que nascem na sub-região do Douro Superior caracterizam-se por serem frutados, aromáticos e expressivos. Assumidamente de terroir, os ‘Passagem’ são expressivos, directos e elegantes q.b.. A filosofia do enólogo Jorge Moreira passa por analisar a vinha, captando o seu potencial, e a partir daí desenhar vinhos com um estilo próprio tirando o maior partido do que as uvas têm para dar.  
Passagem Reserva branco 2014
Passagem Reserva branco 2014
Embora mantendo a linha de brancos com uma boa acidez, estrutura e mineralidade, a colheita de 2014 imprimiu ao ‘Passagem Reserva branco’ algumas nuances de novidade: é um vinho mais leve, aromático e fresco. Feito com uvas de Vinhas Velhas, plantadas a 400 metros, que fermentaram parcialmente com película – o que lhe confere estrutura e densidade de boca –, é um branco “sério” e de guarda, bastante rico na boca mas também aromático e cheio de sabores. Esta combinação torna-o muito versátil; é por iss de combinação fácil no Verão e no Inverno. Foram produzidas apenas 2.000 garrafas, estando à venda com um preço recomendado de €9,50.
Passagem Reserva tinto 2013
Passagem Reserva tinto 2013
O ‘Passagem Reserva tinto 2013revela a exuberância e intensidade típica do Douro Superior; um vinho jovem que ainda vai ganhar complexidade e que apresenta frescas e originais notas apimentadas e a hortelã. Cheio de energia e sabores, é evidente a bergamota tão característica da Touriga Nacional, que assume o papel principal neste blend ao qual se juntam a Touriga Franca (25%) e o Sousão (5%). Na boca é sério e estruturado, estando ainda a dar os primeiros passos no seu longevo percurso. Um “diamante por lapidar” que chega aos consumidor por €12,00 (preço de venda ao público recomendado). 
Passagem Porto Vintage 2011
Passagem Porto Vintage 2011
É unânime que 2011 foi um ano fabuloso no Douro, com todas as Casas Produtoras de Vinho do Porto a declararem ano Vintage. Os Porto Vintage 2011 vão, provavelmente, ser considerados os melhores de sempre, durante muito anos. Portanto, um bom presságio para a estreia de um Porto ‘Passagem’, chegado este ano ao mercado, em garrafas de 500ml e 750ml. Estamos perante um Porto muito aromático e dominado por notas florais herbáceas e cereja preta, com um toque de especiarias. Um Vintage com sabor intenso e sedutor, onde se realça o equilíbrio e a elegância quando degustado. Vibrante e com um final de boca prolongado. O ‘Passagem Porto Vintage 2011’ está pronto para ser apreciado já, mas que vai certamente envelhecer muito bem. 

Passagem: uma marca de vinhos que une duas famílias no Douro Superior

Sophia Bergqvist e Jorge Moreira, os rostos do projecto vitivinícola ‘Passagem’, trabalham juntos desde 2002, altura em que Jorge se tornou enólogo da Quinta de La Rosa, propriedade duriense que está na posse da família de Sophia desde 1906 e de onde nascem vinhos do Douro e Porto com o mesmo nome.

Ávidas por novos desafios, as famílias Bergqvist (Quinta de La Rosa) e Moreira (Poeira) embarcaram numa fifty-fifty joint venture em 2005. Com o seu projecto familiar encaminhado, era um sonho de Jorge Moreira criar vinhos no Douro Superior, sub-região que oferece um maravilhoso contraste em relação ao Cima Corgo, onde está instalada a sua Quinta do Poeira (Provesende) e a Quinta de La Rosa (Pinhão). Como entusiasta empreendedor, Tim Bergqvist – pai de Sophia – “comprou” a ideia e investiu na Quinta das Bandeiras; ao invés de dar aos três filhos o dinheiro que tinha na altura disponível.

A Quinta das Bandeiras é uma propriedade de 100 hectares localizada na sub-região do Douro Superior: no Pocinho, junto ao rio Douro e oposta ao famoso Vale Meão. Quando foi adquirida, possuía apenas sete hectares de vinha (velha), tendo sido plantados 25 hectares na parte de baixo da quinta, mesmo junto ao rio, com a maior predominância de Touriga Nacional e Touriga Franca. No terreno existe uma casa e uma bonita capela, cuja recuperação será o próximo passo.

O nome ‘Passagem’ tornou-se apropriado por varias razões. Existe uma linha de comboio com uma passagem de nível abandonada na propriedade. Passagem representa também a troca de experiências  e vivências no Douro de duas famílias bem distintas, uma inglesa e outra portuguesa. Uma ‘Passagem’ iniciada em 2005, mas cujo primeiro vinho foi lançado em 2008, precisamente um tinto de 2005.
Passagem
Passagem

Comentários

Mensagens populares