Exposição de Pintura "Douro, da nascente até à foz" nas Caves Cálem

Mostra de obras de António Casimiro Moreira inaugurada no próximo dia 17 de Janeiro. Ficará patente até 12 de Abril, das 10h às 18h, com entrada livre

Uma visita guiada pela região do Douro através da pintura de António Casimiro Moreira é o mote da exposição “Douro, da nascente até à foz”. A mostra será inaugurada nas Caves Cálem no próximo dia 17 de Janeiro e poderá ser visitada até ao dia 12 de Abril, entre as 10h às 18h, com entrada livre. 
Exposição de Pintura "Douro, da nascente até à foz" nas Caves Cálem
O autor considera que “Falar do rio Douro, não é apenas falar de um rio ou de uma região. É muito mais do que isso… é falar da sua história e das suas gentes, que o tornam tão especial.” E acrescenta que “Nunca a palavra miradouro se utilizou tão apropriadamente, como nos inúmeros locais de onde se pode desfrutar estas paisagens. Todos estes vales, desde terras de Miranda até à Foz, é todo ele (Douro) um regalo para os olhos”.

Na sua obra António Casimiro Moreira evidencia a paixão e o conhecimento que tem desta região, realçando que “O rio foi amansado pelas barragens, perdendo com isso grande parte das suas características de grande rio de montanha, mas a sua beleza é eterna e a paisagem continua esmagadora.”

Tânia Branco Oliveira da Sogevinus destaca que “Esta é uma exposição que exalta a região do Douro, património da humanidade, de uma beleza ímpar e o berço dos nossos vinhos. Há cerca de 10 anos que as Caves Cálem apoiam com regularidade artistas portugueses, cedendo espaço para exposição de obras de arte aos seus visitantes. As Caves Cálem são as caves mais visitadas de Vinho do Porto, com 200 mil pessoas por ano, maioritariamente visitantes internacionais.”

Sobre o artista

ANTÓNIO CASIMIRO MOREIRA (Braga, Portugal) 
Nasceu em Braga em 6/4/1936. Fez a instrução primária na escola de Lomar, em Braga e, por dificuldades económicas, não prosseguiu os estudos. Iniciou a sua actividade profissional como litógrafo, mais tarde desempenhou funções de desenhador gráfico e, durante quarenta e três anos foi director de produção de uma empresa gráfica.

Em 2006, num encontro fortuito com o pintor Gil Maia, nasce o gosto adormecido pelo desenho e pintura. Assim, inscreve-se nas aulas do referido pintor dando início a uma nova etapa da sua vida. A convite do Sr. Presidente da junta de freguesia de onde habita faz a primeira exposição sob o tema “Nunca é tarde para começar”. Até ao momento realizou quatro exposições, a última das quais no Museu do vinho do Porto com uma colecção de quadros sobre o rio Douro.

                                                   
Produz e comercializa de Vinhos do Porto e Vinhos DOC Douro de alta qualidade e prestígio. As principais marcas de Vinho do Porto que comercializa são Kopke • Burmester • Cálem • Barros •Velhotes e as principais marcas de DOC Douro Kopke •  Casa Burmester • Burmester • Curva • Barros •Tavedo

É um dos principais players do sector vinícola em Portugal. Produziu em 2013 8,25 Milhões de garrafas: 1,2 Milhões de garrafas/ano de vinhos DOC Douro e 7,05 Milhões de garrafas/ano de Vinhos do Porto. Fechou o ano de 2013 com uma facturação de 40 Milhões de Euros, representando as exportações 60%, o mercado nacional: 34% e Turismo: 6%. 


Comentários

Mensagens populares