Monte Velho 2013: o clássico que continua a surpreender

Alentejano de corpo e alma, Monte Velho preserva, a cada nova colheita, as características que o tornam numa escolha de confiança: consistência, versatilidade e aptidão gastronómica. E, no entanto, não deixa de surpreender. 

O Esporão, produtor de vinhos e azeites no Alentejo e Douro, apresenta as novas colheitas Monte Velho Branco 2013 e Monte Velho Tinto 2013. Apreciado em todo o mundo, Monte Velho é um clássico alentejano, que atravessa gerações, fruto da sua consistência e versatilidade, comprovadas a cada colheita. 

A primeira colheita de Monte Velho data de 1990, lançada em 1992. Na época, foi criado um vinho que, tendo a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, pudesse chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Passados mais de 20 anos, os vinhos Monte Velho são clássicos do Alentejo e embaixadores de Portugal um pouco por todo o mundo. 

Produzidos na Herdade do Esporão, Monte Velho Branco e Monte Velho Tinto refletem as características do seu terroir e do seu modo de produção, que segue os princípios da produção integrada, rigorosamente adotados pelo Esporão. Estas práticas sustentáveis, entre a quais a abolição do uso de pesticidas e herbicidas, são determinantes na qualidade e fertilidade dos solos, na capacidade de proteção natural da vinha e, consequentemente, na qualidade dos vinhos. 

A equipa de enologia, liderada pelo luso-australiano David Baverstock, é responsável pela seleção de castas e lotes a integrar cada colheita, num blend de castas marioritariamente autóctones do Alentejo, que lhes confere carácter e identidade. A colheita de 2013 caracterizou-se pela primavera chuvosa, seguida de um verão seco com temperaturas diurnas elevadas, compensadas por noites frescas, possibilitando a maturação ideal e consistentes das uvas.

Presente em mais de 50 países e com posições de destaque em Portugal, Angola, Brasil e Estados Unidos e França, Monte Velho reitera, a cada nova colheita, a confiança dos seus consumidores fiéis ao mesmo tempo que continua a conquistar as novas gerações.
Monte Velho Branco 2013
Monte Velho Branco 2013 é produzido à base de Antão Vaz, Roupeiro e Perrum, uma combinação de castas tradicionais no Alentejo que se reflete num perfil equilibrado e aromático, revelado no nariz, pelas notas de frutas brancas combinadas com a frescura de casca de citrinos e comprovado no palato pelo carácter firme, intenso e final prolongado. Fresco e versátil, Monte Velho Branco 2013 é a sugestão perfeita para os pratos leves de verão, como peixes grelhados, saladas e aperitivos. 
Monte Velho Tinto 2013
Monte Velho Tinto 2013 resulta da conjugação predominante das castas alentejanas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah. Os aromas de fruta vermelha madura e notas ligeiras de vegetal seco assinalam uma complexidade subtil. Na boca, apresenta-se elegante e fresco, com um bom equilíbrio e estrutura, que lhe permite acompanhar pratos elaborados. A sugestão vai obviamente para os pratos típicos da região que lhe serve de berço, como os enchidos, carne de caça, carnes grelhadas, caldeiradas de peixe ou os convidativos churrascos de verão. 

Como bom alentejano, Monte Velho é gastronómico e tem sempre um lugar à mesa.

Monte Velho Branco 2013
75 Cl – P.V.P. 3,90 €

Monte Velho Tinto 2013
75 Cl – P.V.P. 4,50 €

Sobre o Esporão:
Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal.

Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. Na continuidade do projeto do Esporão está a Quinta dos Murças, propriedade na região do Douro, onde são produzidos vinhos de terroir com selo de garantia Esporão.

O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

A abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam o prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”. O Esporão foi também distinguido com o prémio nos “Green Project Awards 2013” pelas práticas de produção agrícola sustentável e obteve menção honrosa pelos projectos de redução de água, energia e resíduos. 

Em 2014, o Esporão venceu os “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”. 

Saiba mais sobre o Esporão em: 


Comentários

Mensagens populares