Barros celebra centenário com lançamento de Edição Especial 100º Aniversário

A casa de vinho do Porto Barros brinda aos seus 100 anos com uma edição especial e exclusiva que resulta de um blend dos melhores vinhos da sua história.

Fundada em 1913 por Manuel de Almeida, a Barros é uma marca de referência do sector do vinho do Porto, distinguindo-se pela sua história e perfil vincadamente português. Para comemorar o seu 100º aniversário, lança uma edição comemorativa muito limitada de 1913 garrafas, que resulta de um blend de vinhos muito velhos, numa retrospetiva histórica sobre os grandes néctares desta prestigiada Casa.
Edição Especial 100º Aniversário
Atualmente detida pela Sogevinus, a Barros mantém o compromisso com o seu cariz tradicional e, em simultâneo, uma imagem contemporânea e elegante associada a valores como a autenticidade, origem, portugalidade e inovação. A marca encontra na Quinta de S. Luiz, na sub-região do Cima Corgo, no Douro, o seu terroir de eleição, onde ao longo das décadas tem produzido vinhos do Porto e vinhos Douro DOC de elevada qualidade. 

Segundo Gonzalo Pedrosa, Diretor-Geral da Sogevinus, “A Barros tem preservado a sua autenticidade e respeitado o seu passado centenário, mas procura sempre evoluir e renovar-se para se adaptar ao mercado e ao consumidor, inovando e conquistando novos públicos. A Edição Especial 100º Aniversário da Barros celebra as memórias e as tradições que escrevem as páginas da vida da marca e assina mais um capítulo marcante da sua história, da qual temos enorme orgulho em fazer parte.” 

Para esta edição exclusiva, o enólogo Pedro Sá e a sua equipa selecionaram criteriosamente os melhores vinhos de cada década de existência da casa. Esta combinação perfeita de vinhos muito antigos gerou um blend com uma média de idade de 65 anos. Estes vinhos envelheceram ao longo de décadas em pequenos cascos de carvalho de 225 litros e evoluíram, nos armazéns da Barros, em Vila Nova de Gaia, onde a influência do Oceano Atlântico beneficia a sua qualidade, frescura e elegância. 

Com um perfil cativante e tentador, exibe tons laranja matizados por laivos esverdeados. O nariz, aprimorado e poderoso, emana em catadupa aromas de figos, mel e amêndoa sucedidos pelas notas de laranja cristalizada e agradável vinagrinho. A boca ampla e untuosa confirma o espantoso rendilhado aromático. 

Apresenta uma jovialidade emocionante num vinho do Porto que nasce para comemorar os 100 anos da Barros e que materializa a nobreza de uma casa que continua a surpreender com vinhos eternos.  Uma experiência única para degustar simples ou para acompanhar entradas (queijos e patés), pratos à base de frutos secos e chocolate.

A Edição Especial foi apresentada ontem no Jantar Comemorativo dos 100 Anos da Barros, evento que homenageou a história da marca, mas também o talento português, contando com a participação de vários artistas nacionais, entre os quais a ilustradora e arquiteta Ana Aragão, que esteve a desenhar uma ilustração dedicada à Barros ao vivo no evento, bem como da banda portuense Portugal Ao Contrário. O Jantar, que teve lugar na Casa de Serralves no Porto, um espaço por excelência de homenagem às artes e talento, teve a assinatura de três grandes nomes da gastronomia nacional – o Chefe Pedro Nunes (São Gião e Quarenta e 4), o Chefe Estrela Michelin Vítor Matos (Casa da Calçada) e o Chefe pasteleiro Francisco Gomes (Confeitaria Colonial), que apresentaram pratos em plena harmonização com os vinhos da Barros selecionados para o evento. 
Edição Especial 100º Aniversário
Esta é uma edição muito exclusiva, limitada a 1913 garrafas, número que representa o ano de fundação da Barros, com um P.V.P. recomendado de 260€ (IVA incluído) por garrafa (750ml). 

Sobre a Barros
O nome Barros é hoje uma referência na história do vinho do Porto, assente em valores e características profundamente portugueses.

Fundada em 1913 por Manuel de Almeida, obteve desde então um prestígio incontestado pela qualidade e gama dos seus vinhos do Porto. Anos mais tarde, Manoel de Barros torna-se sócio da firma, mudando a designação desta para Barros, Almeida & Cª. Após a II Guerra Mundial, Manuel de Barros assume o comando da firma, começando a adquirir e a fundar outras empresas no sector, que dariam origem ao Grupo Barros.

O Grupo Barros esteve nas mãos da família, até Junho de 2006, aquando da sua aquisição pelo GRUPO SOGEVINUS, responsável pela estratégia de consolidação e crescimento da marca nos mercados internacionais.

Os vinhos da marca têm origem na Quinta de S. Luiz, situada na margem esquerda do rio Douro, perto do Pinhão, na freguesia de Tabuaço. Imponente e considerada uma das mais representativas da região do Douro, é fundamental para a produção dos vinhos do grupo Sogevinus. A Quinta conta hoje com 125 hectares, 90 dos quais plantados com vinhas. 

Os vinhos Barros assumem uma importante presença nacional e internacional, destacando-se como principais mercados Portugal, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos e Venezuela.

No mercado desde 1998, e presente em mais de 60 países, a holding portuguesa Sogevinus Fine Wines assume-se como um dos players mais destacados e completos do sector, com um portfólio diversificado que reúne um mix de produtos único. 

Líder na categoria de vinhos do Porto “Colheita”, a Sogevinus distingue-se pela aposta contínua na qualidade, na excelência e no valor das suas marcas, crucial para alcançar objetivos tão importantes quanto alargar a base de consumidores de vinho do Porto e conquistar novos públicos tanto a nível nacional como internacional.


Comentários

Mensagens populares